Atendimento presencial para primeira via do RG No caso da primeira via do RG, o cidadão precisa comparecer presencialmente em um posto de atendimento para conferência da documentação original, como a Certidão de Nascimento ou Casamento, e realizar a primeira coleta das impressões digitais, foto e assinatura.
Emissão do RG: em até 15 dias úteis. Atenção: se o RG não for retirado em até 180 dias, será destruído.
Quem pode retirar: qualquer pessoa maior de 18 anos, portando o protocolo. O atendimento domiciliar do RG é realizado para pessoas que não podem ir ao Poupatempo solicitar o serviço devido a internação ou impossibilidade de locomoção.
O Poupatempo está com uma novidade na emissão da Carteira de Identidade (RG). Os cidadãos que utilizarem o serviço passam a contar com um aviso via SMS. A mensagem enviada no celular indica que o documento foi emitido e está à disposição para ser retirado na unidade em que foi solicitado.
Como tirar RG digital pelo celular?
Carteira de Identidade – RG
Já no aplicativo da Polícia Civil, a validação é feita pelo celular e o cidadão recebe as orientações para pagamento da taxa em seu e-mail de cadastro. Nesse caso, a retirada do documento ocorre após cinco dias úteis, no local escolhido pelo usuário durante a solicitação online.
Os prazos de expedição da carteira de identidade nos postos de identificação variam de 5 a 20 dias úteis, exclusivamente por conta de procedimentos internos e da logística de envio das carteiras para os postos de identificação.
A carteira de identidade será retirada APENAS pelo próprio solicitante, mediante a apresentação do protocolo fornecido após o atendimento, ou por terceiro que apresente procuração do solicitante devidamente assinada e reconhecida em cartório, também portando o protocolo fornecido após o atendimento.
Como acompanhar a entrega do meu Documento?
Desde 2019 o Poupatempo passou a emitir o novo RG em suas unidades. Além de possuir data de validade e novos elementos de segurança contra falsificações, a versão mais atual da nossa identidade também pode ser produzida com essas informações do cidadão: Inclusão de nome social.
Ao abrir o app “SP Serviços” o usuário deve inserir seu login e senha, clicar em “Agendamento” e na opção “Novo Agendamento”. Todas as opções de serviço irão aparecer, entre elas, a de fazer RG. Basta escolher essa opção e selecionar o tipo de serviço: primeira ou segunda via.
Caso o último RG tenha sido emitido depois de 2014, a fotografia, a assinatura e a digital biométrica são reutilizadas. A depender do motivo da solicitação da segunda via, serão necessários documentos e ações específicas: Boletim de Ocorrência para o caso de furto ou roubo e informação da perda do documento para o seu respectivo bloqueio.
Tal fato tem levado muita gente, principalmente idosos, aos postos do Poupatempo para renovar o RG. Para fazer a “prova de vida” no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados precisam apresentar nos bancos o RG com até dez anos de emissão.
Quem toma sertralina pode tomar ginseng?
Quanto custa o Cento de cremosinho?
O que é a função CarPlay do iPhone?
Quais as principais complicações em caso de recém nascido com fenda palatina?
Onde começa e termina a medula espinhal?
Pode usar Bluetooth no avião azul?
Como tornar o sangue mais alcalino?
Quantos jurados deverão compor o conselho de sentença?
Quanto tempo demora para sair o álcool do sangue?
O que o futebol nos ensina socialmente?
Qual é o primeiro sobrenome mais comum no Brasil?
Como calcular a hora de trabalho 12x36?