Corte um limão em seis fatias com uma faca afiada. Esprema-o mantendo sobre o fio de cobre de modo que o suco comece a escorrer sobre o fio. Esfregue o fio de cobre com o limão, segurando e apertando.
Use uma mistura de sal e vinagre
Em seguida, passe uma flanela, pano ou toalha na pasta e aplique diretamente na peça de cobre, esfregando com movimentos circulares.
O sal servirá como agente de limpeza abrasivo e ajudará a remover a corrosão quando você esfregar com a esponja ou escova. Enxágue e seque o fio de cobre. Use uma torneira para aplicar água gelada sobre o fio após esfregá-lo para retirar toda a solução. Por fim, seque-o com um pano de algodão.
Sua queima pode ser ilegal em alguns lugares, então verifique as leis locais antes de iniciar o processo. A queima do isolante do fio de cobre gera vapores tóxicos, que podem poluir o ambiente e serem danosos à saúde se forem inalados.
O texto define como cobre queimado o metal que possua até 96% de pureza e que contenha pequena proporção de estanho, zinco ou resíduos de soldas.
42 curiosidades que você vai gostar
O cobre sólido é o mais valioso. Ele pode ser dividido em três graus, dependendo da pureza.
Compro cobre R$19,00 o kg.
Sucata de fio de cobre, cabo queimado r$7,00.
Concentre a chama sobre o cobre, agitando suavemente o cadinho para misturar os pedaços de fio e para redistribuir as peças ainda não derretidas. Aqueça o cobre até que ele se liquefaça. Isso leva cerca de 5 minutos, dependendo da espessura do fio e de quanto você está derretendo.