Coloque o motor em funcionamento até atingir a temperatura de serviço. Mantenha o motor em ralenti durante 30 minutos. Apague o motor e espere que diminua a temperatura e a pressão do circuito. Esvazie o circuito e lave com abundante água até remover todos os resíduos.
Se você for usar o veículo com muita frequência e de forma intensa, é recomendada a instalação do radiador de óleo para melhor controlar a temperatura do motor. Se você usa o carro no dia a dia e não fez mudanças na mecânica, não vale a pena instalar o radiador a óleo.
Mas se você tiver outro carro, quando vale a pena investir em um radiador de óleo? Se você for usar o veículo com muita frequência e de forma intensa, é recomendada a instalação do radiador de óleo para melhor controlar a temperatura do motor.
De acordo com o site Minha Oficina, o radiador serve para esfriar o motor e evitar que a exposição a altas temperaturas dilate, de forma excessiva, peças, juntas e, até mesmo, o motor. Não esqueça que o motor nunca deve ficar totalmente “frio’”, mas em uma temperatura que não altere as propriedades do óleo.
Um dos dois métodos que você pode usar para identificar um vazamento no radiador é ligar o carro depois de limpo. Com o motor ligado, observe o radiador e o motor circundante, procurando por sinais de vazamento.