Ouça em voz altaPausarPara determinarmos o MMC entre monômios e entre polinômios, de forma semelhante, fatoramos cada polinômio individualmente e, logo em seguida, multiplicamos todos os fatores encontrados, sem repetir os comuns, e cada um deles com o maior expoente.
Ouça em voz altaPausarVejamos alguns exemplos: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Então o MMC entre x² – 1 e x² – 2x + 1 é (x – 1)² * (x + 1).
Ouça em voz altaPausarDessa forma, requerem algumas técnicas fundamentais para a resolução. No caso das frações, devemos reduzir os denominadores ao mesmo valor, aplicando o cálculo do mínimo múltiplo comum (mmc). Depois de calculado, devemos dividir o novo denominador pelo anterior e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.
Ouça em voz altaPausarVerificado por especialistas. O MMC de 4 e 12 é igual a 12. Por definição, o mínimo múltiplo comum (MMC) refere-se ao menor número inteiro positivo, diferente de zero, que é múltiplo ao mesmo tempo de dois ou mais números.