Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Com a adição dessa verdura versátil à sua alimentação, o consumo de nutrientes importantes fica mais fácil e gostoso. Depois de lavar um maço e de cortar o talo mais rígido, você pode cozinhar, preparar no vapor ou refogar as folhas, até que a sua textura fique macia e no ponto.
Além disso, por ser rica em fibras, comer folhas de mostarda ajuda a aliviar o intestino preso, mas também é ótima para ajudar a baixar o colesterol e prevenir doenças degenerativas, por causa do seu alto conteúdo de antioxidantes.
A folha de mostarda contém muita fibra dietética e é uma excelente fonte de vitamina K, A, C, E, complexo B e folato, e minerais como cálcio, manganês, ferro, fósforo e magnésio. Muito rica em antioxidantes, a folha é fonte de flavonoides, indóis, sulforafano, carotenoides, luteína e zeaxantina.
As folhas e talos jovens podem ser consumidos ao natural, crua ou cozida, em saladas, massas, pizzas e outras receitas. São ricas em vitamina C, minerais como ferro, potássio e enxofre.
E ainda nesta mesma família encontram-se as folhas de brócolis, de couve-flor, de repolho. Além dos talos das couves. Todos podem ser refogados, juntando um pouquinho de água por serem mais firmes, adicionados ao arroz ou usados como qualquer outra verdura.
Guarde o que sobrar na geladeira, dentro de um recipiente hermético com tampa ou em um saco hermético. As folham duram por uns quatro ou cinco dias. Lave e seque as folhas de mostarda. Lave um maço na água fria da torneira e retire os resíduos e a terra. Agite-o para tirar o excesso de água e, em seguida, dê batidinhas com um papel-toalha.
Tempere com sal marinho e, se preferir, com um pouco de mel. A mostarda tende a ficar mais saborosa depois de alguns dias na geladeira. Caso queira arriscar receitas mais elaboradas, a dica é substituir o vinagre e a água por um vinho branco de qualidade, por exemplo, e variar nos tipos de mostarda.
As folhas do vegetal são ricas em gorduras poli e monoinsaturadas e eficazes em reduzir os índices do colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos e aumentar os do colesterol bom (HDL). Assim como os demais vegetais crucíferos, a mostarda melhora a capacidade de produção da bile, que usa o colesterol circulante como matéria-prima.
Existem numerosas variações de receitas do molho de mostarda. Das mais simples às gourmets, com adição de ingredientes como mel, pimenta, ervas e outros temperos. Há ainda variações na base do molho: enquanto algumas levam água e vinagre, outras receitas são feitas com o uso de vinho branco ou suco de limão.
Quais os riscos de uma angioplastia com stent?
Quanto equivale 1 kg de gordura?
Qual a idade máxima para nascer o primeiro dente?
Como fazer 2009 em números romanos?
Quais as principais causas da poluição?
O que diz o artigo 474 da CLT?
Quais os 3 exemplos de distribuições derivadas do Linux?
Quantos cigarros equivale um incenso?
Qual é a moeda que mais valem no mundo?
Qual o animal que representa Oxum?
Como fazer um bom nome artístico?
Quem não pode fazer reflexologia?
Quantas partes se divide o corpo humano?
O que é um caranguejo fantasma?
O que pode substituir o azulejo no banheiro?
Quem está com escabiose pode trabalhar normalmente?