No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes (os famosos “bráquetes”) um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.
Outro cuidado importante é a escova interdental, que pode ser usada somente na contenção, entre os espaços do ferrinho para uma limpeza mais detalhada. A higiene ainda pode ser finalizada com um enxaguante bucal sem álcool para evitar o acúmulo de novas bactérias e manter o hálito refrescante.
R$ 750,00
Aparelhos de contenção Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.
O uso diário da contenção é de suma importância, vindo a se tornar um hábito. Use-a durante o maior tempo possível após tirar o aparelho fixo. A falta desse costume pode contribuir para que o dente saia da posição ou cause um trauma oclusal.
Todavia, de forma geral, o período de duração médio do uso da contenção, será de, no mínimo, o tempo equivalente ao uso do aparelho fixo. Assim, se o paciente usou aparelho por 24 meses, deverá usar a contenção por, no mínimo, mais 24 meses.
“O uso constante de 24 horas é mantido normalmente por 6 meses e o uso noturno por mais 6 meses. Portanto, 1 ano seria um período comum e favorável para o uso da contenção”, esclarece.
Existem diversos tipos de aparelhos de contenção. Aqui vamos dar ênfase aos de contenção fixa. Estes são colocados na parte posterior do dente e em alguns lugares específicos da boca. Os dentes escolhidos são aqueles que apresentam maior tendência à movimentação, como os dentes anteriores da arcada inferior (elementos dentários da frente).
Os aparelhos fixo e móvel de contenção são bastante diferentes entre si, apesar de terem a mesma função, que é conter a movimentação dos dentes após tratamentos ortodônticos. Assim, para entender como os métodos se diferem, basta conhecer a indicação de cada um dos dispositivos.
Remova o aparelho e enxugue-o em água quente antes de se sentar para comer. Você pode, ocasionalmente, usar uma escova-de-dentes para limpar o aparelho com bicarbonato de sódio, neutralizando odores. Note que o bicarbonato de sódio é abrasivo, e seu uso regular pode danificar o aparelho.
Colocar aparelho ortodôntico é necessário para corrigir sorrisos desalinhados. Mas não há momento de maior alegria, principalmente para o paciente, do que quando chega o dia de tirá-lo. A partir daí, novas descobertas e experiências estão prestes a começar e a gente está aqui para te revelar algumas delas.
Quais as características de uma boa ventilação para os aviários?
Como se conhece um início de uma frase?
Como contar o prazo de ano e dia?
Como fazer a conversão de decimal para hexadecimal?
Como se conta o prazo no direito penal?
Como fazer a contagem de prazo no processo penal?
Como eram chamados os locais que deram origem a ideia dos museus?
Como sortear os números do bingo?
Como se prevenir das doenças transmitidas pelos pombos?
Como usar óleo de coco com bicarbonato no rosto?
Quando começa a contar o prazo para contestar?
Quando faz 1 ano de namoro é bodas de quê?
Como jogar jogo de CD no notebook?
Que alimentos deram resultado positivo para a presença de amido?
Como medir a potência de um ventilador?