A solicitação do reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália é possível somente se o requerente estiver inscrito no sistema anagrafico de algum Comune (cidade) italiano. Esta inscrição anagráfica é feita pelo procedimento de registro da residência.
Cidadania Via Administrativa Consular Lembrando que é necessário já possuir a documentação do seu antenato italiano. Cada consulado possui a sua própria lista (para mais informações acesse: Como entrar na fila do Consulado). Todos os requerentes, maiores de 18 (dezoito) anos devem preencher a ficha de requerimento.
“O processo de cidadania italiana no Brasil demora entre 06 e 12 anos, dependendo do Consulado Italiano responsável. Na Itália o processo é possível entre 03 e 06 meses, no entanto, é necessário montar o processo ainda Brasil.”
Em qualquer caso, para que o direito à cidadania seja reconhecido, é preciso comprovar através de documentos que o interessado descende de um italiano, isto é, de um antepassado que nasceu na Itália. Para tanto, é necessário reunir todas das certidões de nascimento, casamento e óbito de toda a linha sucessória.
Para ter seu reconhecimento de cidadania italiana por descendência diretamente na Itália, é necessário que você, enquanto requerente, seja oficialmente residente no comune onde a prática estiver sendo realizada. O processo para a conclusão do procedimento de permissão de moradia é de no máximo 45 dias.
É possível desenvolver o processo da cidadania italiana no Brasil ou na Itália. NO BRASIL o processo é feito através dos Consulados Italianos. Demora entre 6 e 12 anos. Atualmente a preparação das certidões e montagem do processo de uma família pequena custa menos de R$ 10.000,00 (agosto/2018).
O Via Carreira preparou um guia completo de como tirar a sua cidadania Italiana para quem não sabe por onde começar ou está com dúvidas em alguma etapa deste processo. É verdade que tirar a cidadania requer tempo, dinheiro e paciência, especialmente se você pretende fazer isso sem ajuda de uma assessoria.
Cônjuges de cidadãos italianos também têm direito à concessão da cidadania. Estes casos são mais simples do que a obtenção a partir de um ascendente.
O processo para tirar a cidadania pelo Brasil é mais demorado do que o processo feito na Itália. A burocracia costuma ser maior e a fila de requerentes se acumulou durante os anos, pois a fila de espera nos consulados italianos só vem aumentado com os anos. Confira abaixo o passo a passo do processo pelo Brasil:
Ressaltamos que o processo de obtenção da cidadania italiana para filhos menores de idade, por casamento e para filhos maiores de italianos naturais (processo apenas pelo consulado de São Paulo) possuem processos distintos das concessões convencionais via paterna e materna.
Como classificar um sistema em SPD SPI ou si?
Como tirar a barra de tarefas de baixo da tela?
Quando o gelo derrete fica em qual Estado?
Como são classificadas as ações?
Quando seu coração está angustiado?
Quando é preciso retirar as amígdalas?
Qual a classificação dos pneus?
Como se coloca a fonte de um trabalho?
Como se classificam os cnidários Cite um exemplo de cada classe?
Como podemos classificar uma área do conhecimento como ciência?
Como ajustar o NAT para aberto?
Como é feito o exame Papanicolau?
Como se classifica as vias abertas à circulação de veículos Pessoas e animais?
Como se colocar uma sanca de gesso?
Quais tipos de sonda nasogástrica?