Implica simplesmente manter o assunto contra a luz do sol ou outra fonte de luz para obter uma silhueta automática e um efeito de sombra. A maneira mais excelente para fotografia de silhueta enfatizada e perfeita é fotografar quando há pouca luz solar, ou seja, na hora de nascer e do pôr do sol.
No entanto, é possível registrar silhuetas mesmo quando a luz está um pouco difusa (com o tempo nublado) ou com iluminação artificial. A regra básica é que a fonte de luz precisa estar atrás do objeto fotografado, ou seja, produzindo um contraluz.
Para fazer fotos de silhuetas, normalmente a câmera estará apontada para o fundo. Isso dificulta o uso do foco automático. Como o modo automático também procura ajustar a exposição, o jeito mais fácil é mesmo deixar a câmera no manual.
Como fotografar o pôr do sol com celular
Para começar, abra a sua foto que está precisando de sombra.
Para desenhar um corpo feminino bem realista, o mais importante é acertar na proporção da silhueta. Ao invés de fazer tudo de olho, comece esboçando uma malha de referência; depois, faça riscos horizontais para marcar a posição dos ombros, peito, cintura, quadris e joelhos.
Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim?
Selecione a ferramenta Superexposição ( ) nas opções disponíveis. Na barra de opções, escolha uma ponta de pincel e defina as opções. Na barra de opções, defina opções para Intervalo, Exposição, Aerógrafo ( ) e Proteger Tons. Pinte sobre as partes da imagem que você deseja escurecer.
Procure sempre diminuir a quantidade de efeito, para não ficar algo forçado e artificial. Faça isso deslizando o controle “Atenuar”, que existe na maior parte dos filtros. Para conseguir, por exemplo, um efeito brilhante, você pode usar o filtro “Realce” com bastante atenuação, deixando apenas um brilho baixo.
O contraluz nada mais é do que fotografar um objeto com uma luz de fundo muito mais forte do que a luz que ilumina o objeto. Essa luz pode ser o sol, o próprio céu após o pôr do sol, um flash e até mesmo, estando no interior de um ambiente, a luz externa advinda da janela ou porta.
É possível obter ótimas fotos de silhueta usando também a câmera de seu smartphone, mesmo que o aplicativo não tenha opção de configuração manual. O efeito é possível graças a uma funcionalidade cada vez mais comum dos aparelhos, que é a possibilidade de selecionar qual é o ponto focal da imagem.
Na fotografia de silhuetas praticamente não existe profundidade de campo e quase tudo o que aparecer na foto vai dar a impressão de estar à mesma distância do fotógrafo. Deste modo, a dica é sempre deixar os objetos - ou pessoas - separados entre si, para que suas formas não se confundam.
O smartphone de 2016 é facilmente utilizado para tirar fotos do céu noturno. O ideal é sempre utilizar a câmera mais potente do apaerelho a fim de capturar mais luz. De acordo com o fotógrafo, a principal coisa ao arrumar seu smartphone para as fotos é a estabilidade dele.
Por que é tão difícil tirar foto da lua com o celular? Em geral, as lentes das câmeras têm configuração 35mm, que faz com que as imagens mais próximas sejam melhor captadas. O olho humano, em contrapartida, funciona como uma lente 50mm.