Reflexo aquileano (S1, S2). Nervo tibial, ramo do nervo ciático. O examinador coloca uma mão na planta do pé do paciente e o põe em ângulo reto em relação à perna e percute o tendão do músculo tríceps sural (gastrocnêmio e sóleo). A respostas é a flexão plantar do pé.
Reflexo tricipital - é obtido percutindo-se o tendão do tríceps logo acima da sua inserção no olécrano da ulna, estando o membro do paciente apoiado de modo que o antebraço fique relaxado (Fig. 11). O resultado normal esperado nesse refle- xo é a extensão do braço.
a) Reflexo tricipital: Mão do observador sustentando o braço em abdução com o cotovelo à altura do ombro e o antebraço pendente formando um ângulo de 90°. Percute-se o tendão do tríceps acima do olecrâneo. Resposta: contração do tríceps braquial e a extensão do antebraço sobre o braço.
2.3.1 Reflexo cutâneo-plantar A resposta normal esperada é que haja uma flexão dos dedos. Quando não se observa resposta, diz-se que o reflexo está abolido, sendo caracterizado como indiferente, o que nem sempre indica alguma patologia.
Proprioceptivos - dependem da excitação de receptores que atuam nos músculos, tendões ou labirinto, distinguindo-se portanto: reflexos miotáticos e labirínticos. Exteroceptivos ou superficiais, são captados em receptores situados na pele ou nas mucosas externas.
O reflexo mandibular: É obtido percutindo-se a região do mento quando a boca esta entreaberta. A resposta desse reflexo é o fechamento brusco da boca pela ação desse reflexo.
São testados os seguintes reflexos superficiais: Reflexo cutâneo abdominal: pesquisado pelo estímulo dos quadrantes do abdômen com um objeto pontiagudo. A resposta normal é a contração abdominal com desvio da cicatriz umbilical para o lado estimulado.
O reflexo mentoniano ou mandibular ou mentual caracteriza-se com o fechamento da boca ao se percutir, com um martelo de reflexos, o mento. Suas fibras aferentes: ramo mandibular do nervo trigêmeo e a eferência também se encontra no ramo mandibular do nervo trigêmeo.
São pesquisados os reflexos bicipital, braquiorradial, tricipital. Os sinais podem estar ausentes, diminuídos, normais ou aumentados (Hoppenfeld, 1987): - Reflexo braquiorradial: na mesma posição utilizada para testar o reflexo bicipital, o examinador deve percutir o tendão do músculo braquiorradial.
Reflexo do músculo tibial posterior (Principalmente raiz L5, mas também S1). Nervo tibial. O paciente faz a manobra de Jendrassik quando o tendão do músculo é percutido logo atrás do maléolo medial da tíbia.
Além das funções de movimentação o bíceps possui a importante tarefa de segurar a cabeça umeral na articulação do ombro. Já está pronto para testar seus conhecimentos sobre os músculos do braço? Então se prepare para gabaritar o nosso quizz!! No exame físico o bíceps possui um importante papel.
Fatos sobre o músculo bíceps braquial Origem Cabeça curta : apófise coracóide da omop ... Inserção Tuberosidade radial e fáscia profunda do ... Inervação Nervo musculocutâneo (C5-C6) Função Braço : abdução, rotação interna (cabeça ... Antagonista Músculo tricípite braquial ...
Como tirar gordura impregnada do fogão?
Qual a principal origem de recursos para as empresas?
Como as células se originam resposta?
Quando surgiu o surrealismo *?
Quando surgiu o sistema binário?
Qual o remédio caseiro para bigode chinês?
Como usar a batedeira Mondial planetária?
O que fazer quando você quebra um espelho?
Qual caneta branca usar para lettering?
Qual a caneta para pintar porcelana?
O que é bom para limpar brinco de prata?
Como tirar o bloqueio de tela na hora da ligação?
Como passar a bandagem entre os dedos?
Como tirar o banco do Monza Tubarão?