O gengibre se multiplica facilmente pelo rebrote da raiz, rizoma. Escolha um rizoma saudável, nem mole, nem velho ou enrugado e, se já tiver brotos verdes, melhor. O rizoma já brotado basta você dividir, deixando um brote por vaso, acima da terra.
Corte o gengibre (com casca) em pedaços. Cubra-os agora no papel toalha (melhor ainda se embalar individualmente) e coloque-os no saco plástico para congelamento. Deixe no congelador/geleira.
O gengibre pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. A raiz picada fina ou ralada pode ser usada em molhos, chucrute, molho de tomate e em refeições orientais, por exemplo. Moído, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.
O gengibre em pó é usado em receitas de biscoitos, cookies, bolos e outras receitas de confeitaria. Já o gengibre fresco é mais usado em receitas salgadas – ensopados, sopas, curries -, para fazer chá e para fazer conservas ou gengibre cristalizado.
Corte o gengibre descascado em rodelas. Coloque no congelador até que o gengibre esteja completamente sólido, virando-o depois de uma hora para acelerar o processo, se quiser. Em seguida, coloque o gengibre em um recipiente bem fechado. Leve-o ao congelador. O gengibre deverá ser consumido em até três meses.
Uma ótima dica é congelar o gengibre. Descasque e coloque o gengibre no freezer enrolado em plástico. Quando precisar de um pouco de gengibre, rale o pedaço congelado. Se for usar o gengibre em pedaços, corte-o no tamanho que irá usar antes de congelar.
"Na culinária, essa raiz de sabor exótico e marcante pode ser utilizada de forma ralada, batida ou em pedaços", diz Renata Rothbarth, nutricionista da unidade de Curitiba da rede de Clínicas Anna Aslan. "O ideal é comprar o gengibre fresco.
Plantar gengibre não é, de todo, uma tarefa demasiado complexa, difícil ou complicada, antes pelo contrário. Ter este remédio natural em casa, agora, já não implica ir ao mercado mais próximo de casa: basta fazer a colheita na sua horta exterior ou naquele vaso que tem na cozinha.
O gengibre tem propriedades termogénicas, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e queimando as gorduras acumuladas. Quando associado à dieta alimentar, auxilia a diminuir o peso e a combater a obesidade.
Arranque a planta com algum cuidado, podendo, entretanto, escavar a terra um pouco – a fim de conseguir retirar um bocado da raiz. Deixe sempre um resto de raiz para que o gengibre continue a crescer. Se assim o fizer, pode ter uma planta que vai durar alguns anos.
O gengibre é, na verdade, além de um remédio incrível e um poderoso termogénico, uma especiaria indispensável nos países asiáticos que, sabemos bem, têm uma culinária reconhecida e aprovada mundialmente. O ocidente também se tem rendido aos seus mistérios e benefícios, por isso, há cada vez mais pessoas interessadas em plantar gengibre em casa.
Como aumentar o som no projetor?
Qual é o time de Quadribol da Lufa-lufa?
Quais as sanções previstas pelos atos de improbidade administrativa?
Onde ficam armazenados os cookies?
Como limpar aliança de prata com bicarbonato e pasta de dente?
Como limpar prata com vinagre e bicarbonato?
Quem é a artista mais rica do mundo?
Quais são os animais secundários?
Qual a diferença de um crossover?
Porque fazer vídeos para sua empresa?
Como colocar conta comercial no WhatsApp?
Qual a classificação das argamassas?
Por que o vidro é considerado líquido?
Quais as leis que um juiz precisa saber?
O que é limite à vista Sicoob?