Os jogos de empresas surgiram em 1956 com o jogo Top Management Decision Game desenvolvido nos Estados Unidos pela American Management Association. Os primeiros jogos de empresas foram uma adaptação dos jogos existentes na área militar para o ambiente empresarial.
De maneira resumida, os jogos empresariais possuem, como objetivo, proporcionar aos jogadores – nesse caso, os colaboradores da empresa – um espaço para que possam testar e comprovar suas habilidades, competências e conhecimentos. Assim, agregam novas capacidades e perspectivas.
Pelas definições, pode-se afirmar que jogos de empresas representam uma técnica educacional dinâmica desenvolvida para propiciar aos “jogadores” uma experiência de aprendizado marcante e lúdica; servem, assim, como uma ponte entre a academia, a vivência passada e o ambiente empresarial, a partir de uma representação da ...
Os jogos de empresas surgiram na década de 1950, quando os conhecimentos dos jogos de guerra foram adaptados para os meios corporativo e acadêmico. No Brasil, a utilização desta metodologia de aprendizagem começou na década de 1970.
Jogos de empresas nada mais é que um exercício sequencial de tomada de decisões, estruturado dentro de um modelo de conhecimento empresarial, em que os participantes assumem o papel de administradores de empresas.
Na definição de Tanabe (1977), um jogo empresarial é uma simulação em que os participantes são divididos em grupos, os quais administrarão uma empresa fictícia.
Os jogos de empresas podem ser classificados de acordo com várias dimensões. Segundo Cohen e Rhenman (1961 apud BIGGS, 1990) os jogos podem ser classificados quanto ao objeto simulado, sendo classificado como funcional ou geral. ... Os jogos também podem ser classificados quanto à competitividade.
Seus desafios estimulam o aprendizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho. Os jogos empresariais oferecem uma nova perspectiva, saindo do tédio das aulas convencionais e aplicando na prática as teorias aprendidas em sala de aula.
O jogo desenvolvido pela empresa cria uma competição saudável entre os colaboradores e manifesta um sentimento de conquista a cada “nível” vencido. Consequentemente, a equipe se tornará mais entusiasmada para bater os próximos objetivos e conquistar mais pontos.
Esse tipo de jogo é muito útil para o desenvolvimento pessoal. São utilizados a fim de reproduzir incidentes de mercado, como relação entre empresas e fornecedores, pesquisa de mercado e concorrências.
Jogos funcionais. São os que focalizam nas áreas mais importantes de uma empresa: marketing; produção; operações; RH; contabilidade. Mesmo que decisões de outras áreas tenham que ser tomadas, o foco do jogo se concentra apenas no setor escolhido. Jogos sistêmicos
Como fazer a introdução de uma resenha crítica?
O que não se deve comer para ganhar massa muscular?
Como consultar Registro de imóvel grátis?
Quais os princípios norteadores da educação?
Porque não pode colocar água no fogo?
Pode levar celular para esa 2021?
Qual o tamanho da caçamba da Montana?
O que se pode colocar na caixa de lembrança para padrinhos de casamento?
Quem é a mãe de Paloma Duarte?
O que significa a palavra Israel na Bíblia?
Quanto tempo após o almoço pode fazer atividade física?
Qual Constituição estabelece a oferta de ensino noturno regular?
Quantos dias tem o bimestre escolar?
Quantos dias de viagem do Rio de Janeiro para Teresina?
Quais os nematódeos parasitas do ser humano?