Os jogos de empresas surgiram em 1956 com o jogo Top Management Decision Game desenvolvido nos Estados Unidos pela American Management Association. Os primeiros jogos de empresas foram uma adaptação dos jogos existentes na área militar para o ambiente empresarial.
De maneira resumida, os jogos empresariais possuem, como objetivo, proporcionar aos jogadores – nesse caso, os colaboradores da empresa – um espaço para que possam testar e comprovar suas habilidades, competências e conhecimentos. Assim, agregam novas capacidades e perspectivas.
Pelas definições, pode-se afirmar que jogos de empresas representam uma técnica educacional dinâmica desenvolvida para propiciar aos “jogadores” uma experiência de aprendizado marcante e lúdica; servem, assim, como uma ponte entre a academia, a vivência passada e o ambiente empresarial, a partir de uma representação da ...
Os jogos de empresas surgiram na década de 1950, quando os conhecimentos dos jogos de guerra foram adaptados para os meios corporativo e acadêmico. No Brasil, a utilização desta metodologia de aprendizagem começou na década de 1970.
Jogos de empresas nada mais é que um exercício sequencial de tomada de decisões, estruturado dentro de um modelo de conhecimento empresarial, em que os participantes assumem o papel de administradores de empresas.
Na definição de Tanabe (1977), um jogo empresarial é uma simulação em que os participantes são divididos em grupos, os quais administrarão uma empresa fictícia.
Os jogos de empresas podem ser classificados de acordo com várias dimensões. Segundo Cohen e Rhenman (1961 apud BIGGS, 1990) os jogos podem ser classificados quanto ao objeto simulado, sendo classificado como funcional ou geral. ... Os jogos também podem ser classificados quanto à competitividade.
Seus desafios estimulam o aprendizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho. Os jogos empresariais oferecem uma nova perspectiva, saindo do tédio das aulas convencionais e aplicando na prática as teorias aprendidas em sala de aula.
O jogo desenvolvido pela empresa cria uma competição saudável entre os colaboradores e manifesta um sentimento de conquista a cada “nível” vencido. Consequentemente, a equipe se tornará mais entusiasmada para bater os próximos objetivos e conquistar mais pontos.
Esse tipo de jogo é muito útil para o desenvolvimento pessoal. São utilizados a fim de reproduzir incidentes de mercado, como relação entre empresas e fornecedores, pesquisa de mercado e concorrências.
Jogos funcionais. São os que focalizam nas áreas mais importantes de uma empresa: marketing; produção; operações; RH; contabilidade. Mesmo que decisões de outras áreas tenham que ser tomadas, o foco do jogo se concentra apenas no setor escolhido. Jogos sistêmicos
Como se escreve a Branca de Neve e os Sete Anões?
Como arrancar adesivo velho de carro?
Como encontrar fornecedores para o Mercado Livre?
Como escreve assembleia correto?
Como melhorar celulite infecciosa?
Como saber se uma franquia é rentável?
O que é uma resolução de um paquímetro?
Qual é a atividade preponderante da empresa?
Qual a classificação da tíbia?
Como ver o histórico de Internet do celular?
Como usar uma câmera externa no notebook?
Como saber minha senha Microsoft?