Ele surgiu em 1909, com a publicação do Manifesto futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em um contexto de tensão política entre as grandes potências que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e de uma evidente evolução tecnocientífica.
O futurismo chegou ao Brasil na década de 1920, 13 anos depois do seu surgimento, quando já era considerado ultrapassado na Europa. Nesse período, o país enfrentava o fim do regime imperial e o início da República.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.
O Futurismo representa um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. ... O futurismo é um movimento artístico que surgiu em Paris, no ano de 1909.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. Iniciou-se como movimento na Itália, em 1909-1910, com forte tonalidade patriótica em seu manifesto, mas teve influência nas artes de outros países, como França, Rússia e Brasil.
1907
Cubismo/Começou aproximadamente
Este manifesto marcou a fundação do futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século.
A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
Muitos intelectuais da época consideravam o estilo futurista extravagante, louco, até mesmo uma aberração. Porém, pouco tempo depois, os modernistas brasileiros aderiram ao estilo, o que também não durou muito. Anita Malfatti (1889-1964) e Oswald de Andrade (1890-1954) foram os principais nomes do futurismo no Brasil.
O Futurismo fez parte das vanguardas artísticas europeias que ganharam mais adeptos no século XX e influenciou a pintura, a literatura, a música e várias outras vertentes artísticas. Os artistas futuristas posteriormente instituíram outros movimentos modernistas.
A importância do futurismo para a arte brasileira está na sua perspectiva radical de quebra com a tradição e consequente valorização da liberdade de criação, base do modernismo brasileiro. Portanto, esse movimento de vanguarda de origem europeia foi a principal influência para a criação do nosso modernismo.
Além disso, os futuristas consideravam a guerra uma forma de “higienizar” o mundo. O Futurismo fez parte das vanguardas artísticas europeias que ganharam mais adeptos no século XX e influenciou a pintura, a literatura, a música e várias outras vertentes artísticas.
São vantagens da centralização exceto?
Para que serve o queijo minas?
Qual o conceito de sociedade para Durkheim?
Quais as desvantagens do gotejamento?
Qual a editora do livro A Volta ao Mundo em 80 dias?
Porque o data show não projeta imagem?
Qual a consequência da existência de vícios redibitórios?
O que é bom para deixar os cabelos fortes?
O que deve conter em uma farmacinha?
Como limpar tesoura de jardinagem?
Como cancelar um pagamento pendente no Mercado Pago?
Qual é a taxa de conversão global para e commerces?
Qual a diferença entre uma usina hidrelétrica uma PCH e uma central hidrelétrica?