Ele surgiu em 1909, com a publicação do Manifesto futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em um contexto de tensão política entre as grandes potências que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e de uma evidente evolução tecnocientífica.
O futurismo chegou ao Brasil na década de 1920, 13 anos depois do seu surgimento, quando já era considerado ultrapassado na Europa. Nesse período, o país enfrentava o fim do regime imperial e o início da República.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.
O Futurismo representa um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. ... O futurismo é um movimento artístico que surgiu em Paris, no ano de 1909.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. Iniciou-se como movimento na Itália, em 1909-1910, com forte tonalidade patriótica em seu manifesto, mas teve influência nas artes de outros países, como França, Rússia e Brasil.
1907
Cubismo/Começou aproximadamente
Este manifesto marcou a fundação do futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século.
A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
Muitos intelectuais da época consideravam o estilo futurista extravagante, louco, até mesmo uma aberração. Porém, pouco tempo depois, os modernistas brasileiros aderiram ao estilo, o que também não durou muito. Anita Malfatti (1889-1964) e Oswald de Andrade (1890-1954) foram os principais nomes do futurismo no Brasil.
O Futurismo fez parte das vanguardas artísticas europeias que ganharam mais adeptos no século XX e influenciou a pintura, a literatura, a música e várias outras vertentes artísticas. Os artistas futuristas posteriormente instituíram outros movimentos modernistas.
A importância do futurismo para a arte brasileira está na sua perspectiva radical de quebra com a tradição e consequente valorização da liberdade de criação, base do modernismo brasileiro. Portanto, esse movimento de vanguarda de origem europeia foi a principal influência para a criação do nosso modernismo.
Além disso, os futuristas consideravam a guerra uma forma de “higienizar” o mundo. O Futurismo fez parte das vanguardas artísticas europeias que ganharam mais adeptos no século XX e influenciou a pintura, a literatura, a música e várias outras vertentes artísticas.
Como trabalhar a Dança da Cadeira na educação infantil?
O que colocar na atividade complementar?
O que é coagulase e qual sua função para os Staphylococcus?
Quem é a autoridade policial no CPP?
Como selecionar um elemento HTML com javascript?
Qual o time brasileiro mais conhecido pelo mundo 2020?
Como reduzir termos semelhantes com parênteses?
Quais são as suas metas de carreira?
Quantos aeroportos têm no Rio Grande do Sul?
Qual é o nome da Baleia em inglês?
Onde fica o destinatário no envelope?
O que fazer quando o e-mail não atualiza no iPhone?
Qual é a faculdade do Harry Potter?
Qual hormônio responsável pela memória?
Quais são as etapas da formação da urina no corpo humano?
Como atualizar documento CRLV Digital 2021?
Como fazer aviso para condomínio?