Dualismo Educacional se caracteriza pela forma distinta de educação oferecida às camadas mais pobres e ricas da sociedade e foi criada para contrapor à educação difusa e informal das sociedades tribais.
A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.
Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. A educação pensada pela Igreja Católica - que mantinha uma relação estreita com o governo português - tinha como objetivo converter a alma do índio brasileiro à fé cristã.
Teoria da escola dualista: A escola estaria dividida em duas grandes redes: a burguesa e a proletária, explicada pela divisão da sociedade em duas classes opostas. ... Pode-se concluir com essa teoria que a escola serve como aparelho ideológico apenas à burguesia na luta contra o operariado.
Em termos simples, o Dualismo Escolar pode ser compreendido da seguinte forma: um modelo de funcionamento educacional em que a camada mais pobre da sociedade aprende (adquire o conhecimento) de uma forma diferente das pessoas que vivem em uma camada mais rica da sociedade.
A história da educação no Brasil começa em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do País.
(E) Foi lançado por Benjamin Constant, primeiro titular da pasta de Educação da República Velha.
De acordo com Aranha, a origem do dualismo se verifica nas antigas civilizações orientais, quando suas organizações políticas e sociais se tornaram mais complexas e hierarquizadas.
Neste mesmo modo, o dualismo foi compreendido também por outros filósofos, como o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (16).
O dualismo é um dos elementos fundamentais da metafísica. Já na filosofia dos pré-socráticos o dualismo aparece sob a forma de aparência e realidade. Em Platão , ele se mostra na crença na existência de um mundo ideal, que contém ideias eternas, e de um mundo sensível, onde as coisas estão em constante transformação.
Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal no cérebro e depois ao espírito imaterial.
Qual a resposta ao recurso inominado no Juizado Especial?
É possível pegar sarna de cachorro?
Quantos quilos de mel produz uma caixa de abelha por ano?
Qual era o objetivo do fordismo?
Quais as principais características dos personagens?
Qual estrutura é a principal responsável pela elasticidade muscular?
Quais são as empresas metalurgicas?
Como tirar uma verruga na hora?
O que a Região Sudeste produz por meio do extrativismo vegetal?
Quais são as ferramentas do marketing pessoal?
Quais são as formas de instauração do inquérito policial?
Como fazer para invocar o destroyer?
Como limpar um sapato de couro sintético?
Como fazer uma oração de agradecimento a Deus?