A formação de biofilmes inicia-se com a adsorção de moléculas orgânicas ou inorgânicas à superfície, formando o filme condicionante.
O biofilme bacteriano é um tipo especial de crescimento, onde os microrganismos conseguem resistir com maior eficiência a ambientes adversos a sua existência como estresses ambientais tais como: limpeza, desinfecção e inibição.
Os microorganismos do biofilme são imobilizados, muito próximos um do outro, associados em colônias; Esse fato permite interações intensas. -As interações entre os microrganismos do biofilme incluem a comunicação através de sinais químicos em um código chamado “sensor de quorum”.
Os biofilmes podem ser classificados, quanto sua origem, de duas maneiras: naturais ou sintéticos. Os naturais são formados a partir da aglomeração de microorganismos que estão dispostos em uma superfície coberta por água e unidos devido à secreção de uma substância viscosa, como exemplo o limbo.
O biofilme apresenta uma matriz altamente hidratada, constituída por polissacáridos, proteínas, ácidos nucleicos, agentes tensioativos, lípidos, glicolípidos e catiões. Mas a sua composição varia de acordo com a espécie bacteriana e as condições de crescimento. Alguns dos polissacáridos mais frequentes são:
Assim, para que os biofilmes se formem é indispensável a presença de três ingredientes básicos: micro-organismos, glicocálix e superfície. Se um destes componentes é removido da mistura, um biofilme não se desenvolve (DUNNE, 2002).
Como saber a corrente da tomada?
Quem tem direito ao seguro desemprego 2022?
Qual o significado de sacerdotisa na Bíblia?
Quanto do PIB o Brasil investe em educação 2020?
Quem usa a bandana no braço Naruto?
Quanto ganha um consultor jurídico nos EUA?
O que se entende por competência relativa?
Como saber o grau de parentesco?
O que é a respiração ofegante?
Como mudar um mundo hardcore para Survival?
O que significa apontar adição?
Qual a diferença da meia de compressão 3 4 e 7 8?
Qual o valor de depósito que o banco informa ao Banco Central?