O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.
O termo AVC foi introduzido em 1927, refletindo uma “crescente consciêncialização e aceitação das teorias vasculares e (…) o reconhecimento das consequências duma interrupção brusca do fornecimento vascular do cérebro”.
Hipócrates, foi o primeiro a reconhecer o AVC, há aproximadamente 2400 anos. Naquela época era chamado de apoplexia, que em Grego quer dizer atingido, derrubado violentamente, devido ao fato da pessoa desenvolver subitamente uma paralisia e mudar sua condição de “bem estar”.
Polese et al. (2008), relatam que o AVC acomete principalmente indivíduos com mais de 50 anos, sendo que os homens são acometidos 19% a mais do que as mulheres.
O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.
A tomografia computadorizada é o primeiro exame solicitado para a identificação do AVC. O exame é realizado na região do crânio e, utilizando a emissão de raios-x, o aparelho transmite imagens internas da cabeça, ajudando o médico a identificar a lesão causadora do AVC.
Os acidentes vasculares do cérebro podem ser basicamente decorrentes da obstrução de uma artéria que irriga o cérebro (ou seja, por isquemia) ou podem ser por vazamento de sangue de um vaso sanguíneo (ou seja, hemorrágico).
Acidente vascular cerebral Acidente vascular cerebral (AVC) Acidente vascular cerebral (AVC) Prognóstico Esperança média de vida de um ano Frequência 42,4 milhões (2015) Mortes 6,3 milhões (2015) Classificação e recursos externos Classificação e recursos externos ...
Acidente vascular cerebral hemorrágico - acontece quando um vaso se rompe espontaneamente e há extravasamento de sangue para o interior do cérebro. Este tipo de AVC está mais ligado a quadros de hipertensão arterial. É importante prestar atenção aos sintomas para saber identificar um AVC e procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Todos os hábitos de vida que aumentam os riscos de acontecer um acidente vascular cerebral podem ser mudados. Mas, nem todos os problemas de saúde que aumentam os riscos podem ser evitados. Por outro lado, maus hábitos de vida também podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde que têm potencial de desencadear um AVC.
O que acontece quando um cachorro com raiva morde uma pessoa?
Quais são os fenômenos físicos resposta?
Quantas luas Saturno tem 2021?
Quais são os países que compõem o Extremo Oriente?
O que fazer quando o cabelo está fraco e caindo muito?
Qual a diferença entre marcadores e numeração?
Qual o valor da multa artigo 218?
Qual o melhor chá para abstinência?
Qual é o valor de uma certidão?
Qual a melhor marca de chocolate nacional?
Quanto tempo o limão pode ficar na geladeira?
Quais são os princípios fundamentais da Dinâmica?
Quanto tempo demora para estornar?