A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
17). Para Netto (2001) a “questão social” emerge na terceira década do século XIX nos mais variados espaços públicos para caracterizar um “fenômeno novo” decorrente do desenvolvimento do modo de produção capitalista.
"A questão social no Brasil está posta no conjunto de desigualdades e explorações que se surgem a partir do capitalismo" ... Numa primeira análise, o êxodo é uma das consequências que mais impactaram e impactam a sociedade brasileira, ocorrido, principalmente, a partir de 1950.
Ela se manifesta em praticamente todos os itens do cotidiano. Aquilo que você veste, come, os lugares aonde você vai e as pessoas com as quais você fala estão todas permeadas pela questão social. Ela está, acima de tudo, relacionada com as questões de classe.
A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por ...
Resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir em nosso objeto profissional, é o objetivo deste artigo. Palavras-chaves: serviço social, objeto, questão social
O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, consequentemente, a Questão Social modificou-se. Pereira (2001) destaca três modelos de organização do Estado durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adopção de qualquer destes modelos derivou das transformações da Questão Social.
Boa parte deles, em suas teorias, coloca a existência da desigualdade social num vértice em comum: a concentração do dinheiro, ou seja, a má distribuição de renda. Sendo a desigualdade social fruto da concentração de dinheiro e poder em uma parte muito pequena da população, o que resta à grande parcela da sociedade é dividir o restante.
Quais são as principais características do pensamento moderno?
Qual o melhor horário para molhar as plantas no inverno?
Qual a diferença entre setup interno e externo?
Qual o recorde de corrida mais longa?
O que é a dispensação da graça?
Quando vejo os teus céus obra dos teus dedos?
Como colocar dois vídeos lado a lado no reels?
Qual o exame que detecta a fibromialgia?
Qual o casal mais popular de Naruto?
Como fazer o encerramento do exercício contábil?
Quando se usa os verbos irregulares no inglês?
Quantos dias a carne pode ficar no congelador?
Quais os principais indicadores de gestão de capital humano?
Qual o nome da esposa do Ronnie Von?
Pode devolver o produto por arrependimento?