A terapia existencial tem origem nas teorias dos filósofos Friedrich Nietzsche e Soren Kierkegaard. Kierkegaard instituiu a teoria de que o descontentamento humano poderia ser superado somente através de sabedoria interna.
O conceito da fenomenologia foi criado pelo filósofo Edmund Husserl (1859-1938), que também trabalhava como matemático, cientista, pesquisador e professor das faculdades de Göttingen e Freiburg im Breisgau, na Alemanha.
Esclarece que, em pelo menos dois pontos, o existencialismo difere dessas correntes: primeiro porque não é criação de nenhum líder isolado, tendo se desenvolvido, espontaneamente, em diversas partes da Europa; em segundo lugar, a psicoterapia existencial não se propõe a fazer acréscimo ou revisão da Psicanálise, mas se ...
A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.
O grande objetivo de Husserl com sua Fenomenologia era a reformulação da filosofia. Para ele, era preciso refundar a filosofia e estabelecer a fenomenologia como método, sem que isso constituísse a ciência proposta pelo positivismo.
A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.
O existencialismo e a fenomenologia se entrelaçam por serem duas tendências de filosofia contemporânea que questionam a objetividade da ciência positivista, a metapsicologia e a ideia de que o conhecimento objetivo e as explicações racionais sobre os indivíduos seja o único caminho sua análise.
Edmund Husserl foi o fundador da Fenomenologia – importante corrente da filosofia moderna que influenciou de forma decisiva o existencialismo. Juntas, Fenomenologia e Existencialismo formam a base para a psicologia fenomenológico-existencial, importante abordagem surgida no século XX.
A grande influência da fenomenologia nas ciências humanas foi seu modelo de descrição e compreensão de sentido próprio em relação aos fenômenos do “espírito”. Essa abordagem se opõe ao modelo de “explicação causal” das ciências da natureza. A influência da fenomenologia na psicologia foi mais direta na abordagem da Gestalt.
Na psiquiatria, influenciou grandes nomes como: O existencialismo foi um movimento filosófico e cultural surgido entre as duas grandes guerras mundiais, no eixo Alemanha-França. Seu grande representante é Jean Paul-Sartre. O protótipo do pensador existencialista é Soren Kierkegaard, que é o principal e mais direto precursor do existencialismo.
Quantos filmes a Marvel lançou em 2021?
O que é classificação jurídica de uma empresa?
Por que os alemães vieram para o Brasil no século XIX?
Qual é o vilão mais poderoso da Marvel?
O que fazer com a falta de ar por ansiedade?
Pode passar creme de pentear antes de fazer escova?
Qual a relação do Estado com a população nos movimentos sociais?
Qual a diferença da antena digital e analógica?
Onde posicionar o aquecedor elétrico?
Como remover administrador do Chromebook?
Qual água oxigenada usar para remover tatuagem?
Quanto o engenheiro da Caixa cobra para avaliação um imóvel?