Narcisismo, no dicionário, significa amor próprio. O termo foi inspirado no mito de Narciso e, no século XIX, adotado pela psiquiatria. Posteriormente, o narcisismo se tornou um termo da psicanálise, utilizado para descrever o transtorno de personalidade narcisista.
O termo narcisismo surge no final do século XIX, e há quase consenso em relação a quem teria cunhado a palavra. A maioria dos autores que buscou a origem da palavra narcisismo (inclua-se aí o próprio Freud) atribuiu a dois clínicos - Havelock Ellis e Paul Näcke - a invenção do termo.
Não existem medicamentos conhecidos para tratar o distúrbio de personalidade narcisista. Mas, muitas vezes, quando uma pessoa está vivendo com essa condição, ela pode também estar vivendo com depressão e ansiedade. Medicamentos são úteis para essas condições e podem ser usados para controlar e tratar esses problemas.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
O narcisismo é atualmente um conceito na teoria psicanalítica, introduzido por Sigmund Freud em seu livro Sobre o narcisismo. A Associação Americana de Psiquiatria o classifica como Transtorno de personalidade narcisista, em seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).
Pode-se afirmar, portanto, que o narcisismo é um conceito muito importante para a psicanálise. Muitos estudiosos se valeram desse conceito para explicarem a formação da identidade de um indivíduo.
A personalidade foi descrita pela primeira vez em 1925, por Robert Waelder, enquanto o nome atual da condição entrou em uso em 1968 . As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são caraterizadas por grandiosidade persistente, necessidade excessiva de admiração, e um desdém e falta de empatia para com outros.
Esse estágio intermediário é denominado por Freud como narcisismo primário. É o momento em que o ego é eleito como objeto de amor. Ele se diferencia do autoerotismo, que é uma fase em que o ego ainda não existe. O narcisismo secundário, por sua vez, consiste no retorno da afeição ao ego depois que ela foi destinada a objetos externos.
Como organizar o caderno de coreano?
Como organizar uma oficina mecânica de motos?
Qual é a frequência que espanta os insetos?
Como tirar o gosto de sabão em pó do arroz?
O que acontece quando a boca fica amarga?
Como tirar gosto de carne à vácuo?
Como tirar extrato do Imposto de Renda do Banco do Brasil caixa eletrônico?
Porque beterraba tem gosto de terra?
O que tira chiclete do aparelho?
Quem assina o certificado da CIPA?
Como tirar cheiro de xixi de cachorro com água oxigenada?
Como conservar tábua de carne de madeira?
Como desativar bloqueio de download do Chrome?
Como tirar ressecado de progressiva das mãos?