Narcisismo, no dicionário, significa amor próprio. O termo foi inspirado no mito de Narciso e, no século XIX, adotado pela psiquiatria. Posteriormente, o narcisismo se tornou um termo da psicanálise, utilizado para descrever o transtorno de personalidade narcisista.
O termo narcisismo surge no final do século XIX, e há quase consenso em relação a quem teria cunhado a palavra. A maioria dos autores que buscou a origem da palavra narcisismo (inclua-se aí o próprio Freud) atribuiu a dois clínicos - Havelock Ellis e Paul Näcke - a invenção do termo.
Não existem medicamentos conhecidos para tratar o distúrbio de personalidade narcisista. Mas, muitas vezes, quando uma pessoa está vivendo com essa condição, ela pode também estar vivendo com depressão e ansiedade. Medicamentos são úteis para essas condições e podem ser usados para controlar e tratar esses problemas.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
O narcisismo é atualmente um conceito na teoria psicanalítica, introduzido por Sigmund Freud em seu livro Sobre o narcisismo. A Associação Americana de Psiquiatria o classifica como Transtorno de personalidade narcisista, em seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).
Pode-se afirmar, portanto, que o narcisismo é um conceito muito importante para a psicanálise. Muitos estudiosos se valeram desse conceito para explicarem a formação da identidade de um indivíduo.
A personalidade foi descrita pela primeira vez em 1925, por Robert Waelder, enquanto o nome atual da condição entrou em uso em 1968 . As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são caraterizadas por grandiosidade persistente, necessidade excessiva de admiração, e um desdém e falta de empatia para com outros.
Esse estágio intermediário é denominado por Freud como narcisismo primário. É o momento em que o ego é eleito como objeto de amor. Ele se diferencia do autoerotismo, que é uma fase em que o ego ainda não existe. O narcisismo secundário, por sua vez, consiste no retorno da afeição ao ego depois que ela foi destinada a objetos externos.
Qual a diferença entre graxaim e raposa?
Quantos quilos de carne a pessoa come por dia?
Qual o mês que vai receber o aumento do salário?
Qual o formato de rosto mais raro?
Qual o substantivo de dificuldade?
Qual o prazo prescricional da dívida ativa da Fazenda Pública?
Qual é a linguagem de uma reportagem?
Qual é a cor da vela de Iansã?
Para que serve a planta olho de cabra?
Como calcular o valor residual de uma máquina?
Como resolver o problema no certificado de segurança do site?
Qual é o melhor programa para arquitetura?
Quais são os elementos audiovisuais?
Quais as etapas da análise de mercado no plano de negócios?
Como colocar recuo de parágrafo no Google Docs?