O desbravamento e povoação dessas terras foram iniciados por expedições pioneiras chamadas de Entradas e Bandeiras. As Entradas geralmente eram expedições oficiais, ou seja, foram organizadas pelo governo da autoridade colonial.
As bandeiras de apresamento permitiram a sobrevivência dos paulistas, forneceram escravos para a região açucareira, percorreram o interior, alargando o território sob o domínio português, e detiveram a expansão espanhola representada pelos jesuítas.
Houve três tipos de bandeiras: as de tipo apresador, para a captura de índios (chamado, indistintamente, “o gentio”) para vender como escravos; as de tipo prospector, voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater índios e negros (quilombos).
Entradas e Bandeiras são designações convencionais de diversas expedições, organizadas e compostas por membros da sociedade civil brasileira, que tinham por objetivo a exploração territorial das possessões portuguesas no continente americano, bem como a captura e escravização de índigenas.
As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
Como fazer essência para vape em casa?
Qual o melhor curso de MKT Digital?
O que diz o artigo 135 do CPB?
Qual é a primeira língua dos surdos?
Qual é a idade de Marília Mendonça?
Porque existe pobreza menstrual?
O que fazer com uma veia estourada?
Como a Rainha Elizabeth conheceu o marido?
Qual o risco do ganho de peso excessivo durante a gestação?
Quando sai o aumento do salário mínimo 2022?
Como separar as palavras em letras e sílabas?
Como baixar o cartão do SUS Digital?
O que acontece se tirar toda tireoide?
Qual a diferença entre o desquite e o divórcio?
Quanto de RAM precisa para jogar GTA 4?