De acordo com a historiografia clássica, a lavoura cafeeira no Vale do Paraíba teria surgido na região fluminense em torno de 1820 e a partir daí se disseminado por todo o Vale do Paraíba Paulista, sendo que, em finais da década de trinta, algumas cidades valeparaibanas como Areias, Lorena, Guaratinguetá, Bananal, ...
A fixação dos portugueses Essa vila, fundada por volta de 1680 pelo jesuíta Manuel de Leão, foi o passo inicial para o povoamento do vale do Paraíba e seu solo fértil atraiu muitos colonos. Terras foram distribuídas, vilas se formaram, roças foram abertas e as atividades começaram a se desenvolver.
Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos. Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.
Surgem, no século XVII, os núcleos populacionais vale-paraibanos mais antigos, como os que deram origem a Taubaté (c. 1640), Guaratinguetá (c. 1646), Jacareí (1652), Paraibuna (1666), Tremembé (1669) e São José dos Campos (1680).
A cidade de São José dos Campos é uma das mais importantes do interior do Estado de São Paulo. Localizada no Vale do Paraíba, às margens da Rodovia Presidente Dutra, a cidade conta com um polo tecnológico e industrial moderno e se destaca no Brasil como um grande centro de inovação.
de 1850 A história do Vale do Paraíba e o café tiveram uma forte relação a partir do ano de 1850, quando o produto ganhou destaque na produção agrícola da região. Cidades do Vale do Paraíba Fluminense e Paulista passaram a cultivar o café e a dominar cerca de 78% do mercado interno no contexto da produção nacional.
A região do Vale do Paraíba era bastante apropriada para a cafeicultura, pois era abundante em terras virgens e tinha um clima favorável. A implantação das fazendas se deu pela tradicional forma de plantation, ou seja, grandes propriedades, cultivo para exportação e uso de mão-de-obra escrava.
Municípios. A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é constituída por 39 municípios.
Entre as melhores cidades do Vale do Paraíba se destacam: São José dos Campos, Taubaté e Tremembé. Quando falamos em desenvolvimento, tecnologia e boas opções de trabalho, esses locais ganham evidência no Vale do Paraíba e em todo o Brasil. Essas cidades são também as mais habitadas da região.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Vista parcial dos mares de morros do Vale do Paraíba.
O Vale do Paraíba Paulista se torna a principal região econômica da Província de São Paulo. A paisagem rural sofreu uma violenta transformação, derrubando-se a floresta nativa e os cafezais esparramando-se pelos morros e vales.
Na maior parte da região, podemos considerar o clima como subtropical quente, com verões chuvosos e invernos secos. Além disso, como o Vale do Paraíba é uma região plana, situada entre as duas serras, apresenta baixos índices de precipitação, oscilando entre 12mm.
Com o declínio da exploração do ouro, em meados do século XVIII, o Vale do Paraíba teve de reinventar sua economia com a cultura da cana-de-açúcar. Lorena e Pindamonhangaba instalaram os engenhos onde utilizavam mão de obra escrava. Com a exportação do produto pelos portos de Paraty, São Sebastião e Ubatuba, surgiram novas personalidades e ...
Como ocorre a circulação no sistema linfático?
Como se escreve só tenho a agradecer a Deus?
Como falar pelo celular no Discord?
Como se escreve substitui ou substitui?
Qual a diferença entre duração e intensidade do som?
Como são feitos os filmes da Pixar?
O que significa uma pessoa simulação?
O que é a Lei Rouanet e como funciona?
Como escrever a palavra sistema?
Como utilizar a Plataforma Lattes?