A Idade Média, foi marcada pelo mercantilismo, caracterizado pelo espírito do comércio e foi de lá que surgiu o modelo aproximado da nossa atual sociedade empresária, inclusive no que tange a individualização do patrimônio dos sócios em relação a sociedade.
Sociedade Empresarial é um grupo de pessoas com um objetivo em comum de exercer uma atividade econômica de forma profissional e organizada para produzir, comercializar ou oferecer bens e serviços de forma a obter lucro. Essa é a definição mais simples, clara e objetiva do conceito de sociedade empresarial.
Uma sociedade empresarial consiste na união de duas ou mais pessoas com um interesse em comum para exercer uma atividade, podendo existir em modelos como a sociedade simples, sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, dentre outras.
O surgimento da sociedade se deu a partir da construção das cidades, pois permitiu que as pessoas vivessem em mais espaços em comum, necessitando de regras para que houvesse o ordenamento e, consequentemente, o bem-estar social. ...
Existem 9 tipos de sociedade empresarial: Sociedade Simples, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade em Comandita Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade Comandita por Ações, Sociedade Cooperativa, Sociedade em Conta de Participação, Sociedade de Advogados.
A sociedade simples é uma associação entre dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade, na qual eles se juntam e formam uma sociedade de modo a prestar serviços de natureza intelectual (científica, literária, artística) ou cooperativa.
A sociedade empresária e a sociedade simples Adiantamos que a principal diferença entre elas é o modo como exercem a sua atividade econômica. Na sociedade simples, a atividade fim é desenvolvida pelos sócios. Já na sociedade empresária a atividade econômica é organizada e sua finalidade como um todo é empresarial.
Os tipos de Sociedades Empresárias abordaremos nos próximos artigos. Elucidaremos a constituição das Sociedades, os tipos de sócios, os direitos e obrigações, as responsabilidades perante terceiros e dos sócios frente às obrigações sociais, assuntos que sem dúvida estarão presentes na sua prova de Direito Empresarial.
Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Parágrafo único. Independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e, simples, a cooperativa.
As Sociedades Empresárias, diferentemente, são registradas no Registro Público de Empresas Mercantis, a cargo das Juntas Comerciais, devendo adotar uma das seguintes formas: Comandita por ações – (Artigos 1.090-1.092, CC); Sociedade Anônima – Lei 6.404/76.
As sociedades empresárias se diferenciam de associações por possuírem fins econômicos, enquanto as associações não possuem caráter econômico. Enquanto a formação daquelas se dá por via contratual, estas são formadas por estatuto.
Quais produtos de limpeza que causam menos impacto ao meio ambiente e os seres vivos?
Quem é mais forte Superman ou Goku?
Tem como se aposentar com 55 anos?
Como salvar SMS no chip Android?
O que são pronomes pessoais e pronomes possessivos?
Qual a importância de se relacionar texto e contexto na compreensão de um texto?
Porque o olho da Hinata e branco?
Pode fazer musculação e cardio no mesmo dia?
O que é bom para cabelo fino e fraco?
É obrigatório o reajuste salarial anual?
Quais os principais meios de resfriamento?
Quando é o Festival de Flores em Holambra?
O que a pedagogia a andragogia e a heutagogia visam?
O que se classifica no ativo circulante?