Dados dois conjuntos A e B, chama-se diferença entre A e B, o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B. Em outras palavras, podemos dizer que os elementos que estão no conjunto A, e não fazem parte do conjunto B, formam o conjunto diferença entre A e B (A – B).
Operações com conjuntos
Dados dois conjuntos A e B, chama-se diferença entre A e B, o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B. Segundo esta definição, para obtermos a diferença entre os intervalos A e B, basta descontarmos ou removermos do intervalo A os valores que também pertencem ao intervalo B.
Se a intersecção entre os conjuntos A e B formam um conjunto não vazio, indica que eles possuem elementos em comum, dessa forma a probabilidade da união desses dois eventos pode ser definida da seguinte forma A U B = A+B – (A ∩ B), então: p(A U B) = p(A) + p(B) – p(A ∩ B)
Quando queremos a intersecção de dois conjuntos é o mesmo que dizer que queremos os elementos que eles têm em comum. Dados dois conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e B = {5, 6, 7}, a intersecção é representada pelo símbolo ∩, então A ∩ B = {5, 6}, pois 5 e 6 são os elementos que pertencem aos dois conjuntos.
As operações com conjuntos são: união, intersecção e diferença. A intersecção é uma das operações entre conjuntos. Ocorre uma intersecção quando os elementos pertencem simultaneamente a um ou mais conjuntos. Ao escrever A∩B, estamos procurando os elementos que pertencem tanto ao conjunto A quanto ao conjunto B.
União de conjuntos Dados dois conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {6, 7}, a união deles seria pegar todos os elementos de A e de B e unir em apenas um conjunto (sem repetir os elementos comuns). O conjunto que irá representar essa união ficará assim: {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}.
Dados o conjunto A = {0, 1, 2, 3, 4, 5} e o conjunto B = {5, 6, 7}, a diferença desses conjuntos é representada por outro conjunto, chamado de conjunto diferença. Então os elementos de A – B serão os elementos do conjunto A menos os elementos que pertencerem ao conjunto B. Portanto A – B = {0, 1, 2, 3, 4}. Conjunto complementar
Quando falamos de operação lembramos logo de adição, subtração, divisão, multiplicação entre números. É possível também operar conjuntos. Essas operações recebem nomes diferentes, como: União de conjuntos, Intersecção de conjuntos, Diferença de conjunto, Conjunto complementar.
Conjunto complementar está relacionado com a diferença de conjunto. B A, então o conjunto complementar será CAB = A – B = {2, 3, 5}. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Compartilhe! Se A = ]-2;3] e B = [0;5], então os números inteiros que estão em B - A são:
Pode usar articaína em Diabeticos?
Quais são os 3 tipos de peeling?
Qual a melhor fonte de proteína?
O que vai acontecer com quem recebeu o auxílio emergencial indevidamente?
O que é inbound marketing e outbound marketing?
Quais as estratégias de gestão de risco?
Qual o órgão mais importante do sistema circulatório?
Qual é a menor unidade de tempo?
Como medir as dimensões de uma caixa?
O que significa a palavra Shippando?
Onde fica o gás do ar condicionado?
Porque não se deve amamentar deitada?
Quais os dentes que nascem com 2 anos?
Como saber se uma pessoa estudou em uma escola?