Chame o Corpo de Bombeiros nos casos urgentes com risco de queda de árvore. Segundo o Corpo de Bombeiros, árvores com partes ocas, galhos pendentes, obstruindo muros ou inclinadas são as que apresentam fortes indícios de que podem cair. E, nestes casos, a corporação deve ser acionada pelo 193.
O Corpo de Bombeiros (193), por exemplo, deve ser chamado quando um veículo for atingido. Se o incidente envolver fios da rede elétrica, contate a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia (08), e a Defesa Civil (1).
Quando as árvores são cortadas, menos oxigênio é liberado na atmosfera. Quando uma área é desmatada, muitos animais e plantas são mortos, ao passo que outros perdem seu habitat. As árvores também captam dióxido de carbono, um dos gases que contribuem para um problema conhecido como aquecimento global.
Para solicitar corte e poda de árvore que se encontre em uma área urbana, é preciso que seja aberto um processo administrativo junto ao órgão da Prefeitura Municipal para dar início a análise do pedido, e se aprovado, a poda ou remoção da árvore.
Então, caso algo parecido aconteça, você pode e deve acionar a Prefeitura, que é a responsável pela poda e conservação das árvores em vias públicas. Isso serve tanto para veículos, como para imóveis que tenham sido atingidos por árvores.
Como solicitar a poda A solicitação pode ser feita pelo telefone 156 ou pelo site do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
A terra fica desgastada porque as árvores não estão mais ali para manter o solo compacto. Chuvas fortes nessas áreas podem fazer a água escorrer pelas encostas, provocando deslizamentos de terra que destroem campos, casas e vidas humanas.
Deve ser feito um requerimento junto à Subprefeitura da região, nas Praças de Atendimento. Com o pedido é necessário anexar os motivos da poda, informação da espécie, um breve desenho ou esboço da localização da árvore no terreno, cópia do carnê do IPTU e um comprovante de endereço.
A poda de raízes só deve ser realizada em último caso, pois pode desestabilizar a árvore. O engenheiro agrônomo da Subprefeitura avaliará o caso e eventualmente poderá consultar a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Pedi a poda de uma árvore frutífera, mas o pedido foi indeferido.
Não é permitida a perfuração dos troncos das árvores, estando sujeito à multa de R$ 10.000,00 pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os furos facilitam a entrada de cupim, fungos e bactérias nos troncos, que podem provocar doenças e até mesmo matar a espécie.
O primeiro passo é saber onde a árvore está localizada. O fato de estar dentro dos lotes em zona urbana, nas vias públicas ou dentro dos lotes em zona rural, interfere no procedimento a ser tomado que é diferenciado para cada um destes três locais.