Os mapas de fuga, em geral, são padronizados. São uma espécie de planta da área que indicam, por meio de círculos coloridos, os possíveis riscos daquele local. Uma região de baixo risco, por exemplo, é indicada por um círculo de cor verde. Ameaças mais graves devem ter um círculo de cor vermelha.
Os métodos mais utilizados para fixar as placas de sinalização são com: fita dupla-face, cola de PVC, silicone, abraçadeira de nylon (enforca gato) ou parafuso. Caso exista a necessidade de instalar a placa de sinalização suspensa no teto, é possível solicitar que as placas já venham com ilhós instalados.
“Rota de fuga” é definida pela NBR 9050/2004 como um trajeto contínuo, devidamente protegido, proporcionado por portas, corredores, antecâmeras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes.
A placa deve ficar com 1,90 a 2,20 metros do chão em vias urbanas.
Cor Verde – usada para caracterizar “segurança”. Podemos ver sua utilização nas placas de rota de fuga. Cor Laranja – empregada para indicar “perigo”. É utilizada, por exemplo, em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos.
As placas de rota de fuga devem ser contínuas, sendo que cada mudança de direção, escada, saída, degraus, rampas, devem ter sinalização sem interrupções, de forma que quem ocupa a edificação consiga encontrar um local seguro da forma mais fácil possível.
Como trabalhar inclusão na educação física?
Como identificar danos morais?
É normal ter crises ansiedade?
Quem morre na segunda temporada de Expresso do Amanhã?
Como limpar conectores oxidados?
Quais os benefícios de tomar leite de aveia?
Quais são os procedimentos especiais processo penal?
Quais são os fatores que interferem no escurecimento enzimático?
Quando se inicia o processo administrativo tributário?
Quando o Face comprou o Instagram?
O que tomar no meio da corrida para dar energia?
Quais as marcas de pneus mais vendidos no Brasil?
Qual o segredo do sucesso da Amazon?