Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
Para multiplicar duas potências com os expoentes iguais e bases diferentes, mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases. Recordando as propriedades de potenciação.
1 Multiplicação de potências com a mesma base. 2 Divisão de potências com a mesma base. 3 Multiplicações e divisões com poderes com a mesma base. 4 Multiplicações e divisões de potência com diferentes bases. 5 Operações com potência de números com base diferente.
Se tivermos uma multiplicação de duas potências que têm bases diferentes, como esta: Não podemos operar com eles porque não podemos aplicar qualquer propriedade dos poderes. Ficaria como está. Lembre-se que as propriedades de multiplicação e divisão de poderes são aplicadas quando temos a mesma base .
Ao resultado desse processo dar-se o nome de potência. Exemplo: 2³ = 2×2×2 = 8. Perceba que o número 2 (base) foi multiplicado por ele mesmo a quantidade de vezes que o número 3 (expoente) determinou.
Uma potenciação compreende o processo em que determinado número (a base) é multiplicado por si mesmo durante a quantidade de vezes que outro número determina (o expoente). Ao resultado desse processo dar-se o nome de potência. Exemplo: 2³ = 2×2×2 = 8.
Pode lavar o cabelo depois de fazer realinhamento?
Como saber se o bebê está com alergia?
Como agir com criança Colerica?
Como fica a implantação da BNCC em tempos de pandemia?
O que falar para uma pessoa ingrata?
Quais são os receptores ionotrópicos?
O que fazer no Red Dead Online?
Como funciona o Programa de Hiperdia?
Como funciona Sat HD Regional?
Como funciona o jogo Roda Roda Jequiti?
Como elaborar um plano de ação 5W2H?