A forma como esses feixes liberolenhosos se dispõem no interior do caule jovem varia conforme a espécie. Em algumas coníferas, dicotiledôneas basais arbóreas e eucotiledôneas, os feixes liberolenhosos ficam praticamente encostados uns aos outros, com poucos espaços ocupados por parênquimas.
O caule é um importante órgão vegetal relacionado, entre outras funções, com o alongamento e orientação da parte aérea. Algumas plantas possuem caule com algumas funções diferenciadas, como o armazenamento de nutrientes.
A diferenciação do xilema primário no caule é oposta à observada na raiz. Isto é, no caule os primeiros elementos de protoxilema diferenciam-se internamente (próximos da medual) e os elementos do metaxilema, formam-se mais distantes do centro.
Os meristemas laterais ou gemas laterais são encontrados paralelamente ao maior eixo da planta e crescem nesse sentido. O meristema lateral é responsável pelo crescimento secundário da planta, que é o aumento da largura. Os tecidos meristemáticos secundários são o câmbio e o felogênio.
Seus feixes vasiculares são dispostos aleatoriamente. Outra característica do caule das monocotiledôneas é que o crescimento de galhos é raro. Para compreender como é o caule das planta monocotiledôneas, observe como exemplo os coqueiros e as palmeiras.
O sistema de raízes das monocotiledôneas é fasciculado, um sistema radicular fibroso com várias raízes moderadamente ramificadas crescendo a partir do caule. Por outro lado, as dicotiledôneas têm um sistema de raiz principal, com outras raízes que brotam lateralmente a partir dela.
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.
Tipos de caules considerando-se a consistência da planta caule sublenhoso - é lignificado apenas na parte mais velha, junto à raiz, e ocorre em muitos arbustos e ervas; caule lenhoso - amplamente lignificado, rígido e, em geral, de porte avantajado, forma, por exemplo, os troncos das árvores.
O que é desenvolvimento em equipe?
Como é o desenvolvimento de um pé de feijão?
Como ocorre a transmissão sináptica na junção neuromuscular?
Como ocorre o desenvolvimento embrionário da glândula suprarrenal?
Como secar o interior de uma garrafa de vidro?
Quais as partes de desenvolvimento dos vegetais?
Como acontece o assédio virtual?
Em qual fase do desenvolvimento embrionário ocorre a implantação no útero?
Como ocorre o desenvolvimento do gametófito masculino nas gimnospermas?
Qual é a teoria de desenvolvimento de Freud?
Como surge o sistema nervoso central?
Como ocorre o desenvolvimento embrionário dos animais vivíparos Cite exemplos?
O que é o desenvolvimento rural?
Como ocorre o desperdício na colheita?
Como acontece o desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança?
Como ocorre a sinalização da insulina?
Como puxar a placa do veículo?
O que é uma unidade fonológica?