Para ser simpático, não basta ouvir o que as pessoas dizem. É necessário fazer perguntas que demonstrem o interesse no que elas estão dizendo. Fazer uma pergunta sobre algo que interessa à pessoa ou sobre o que tenha acabado de falar mostra que, além estar escutando, você está realmente interessado.
Ser simpático com as pessoas pode ser uma boa maneira de se dar bem com os outros e de ser admirado. No entanto, para que isso aconteça, você terá de fazer mais do que simplesmente “interpretar o papel”. Pense no modo como interage com seus conhecidos e tente consertar os maus comportamentos mudando a sua personalidade.
Já reparou com certeza no facto de existirem pessoas mais simpáticas do que outras. Existem certamente à sua volta exemplos de pessoas afáveis, com as quais empatizou de forma quase automática, do mesmo modo que existem pessoas que, sem nunca o terem propriamente maltratado, o fazem dizer "Não vou com a cara dele (a)".
- Seja autêntico. Ser simpático para alguém não significa ser amigo dessa pessoa, nem sequer concordar com tudo o que ela diz ou faz. Mas faz toda a diferença quando substitui a atitude irritável, o ar zangado e a indisponibilidade que tantas vezes levamos para o trabalho.
E por que é importante sermos simpáticos? Definitivamente, ser simpático é mais do que um sinal de boa educação e respeito pelos outros. É também um sinal de inteligência emocional, da capacidade para nos descentrarmos de nós mesmos e de competências sociais que nos permitem criar laços.