Na véspera, coloque o feijão em um escorredor, lave bem para retirar qualquer impureza, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe descansando por até 12 horas.
SEPARAR EM SÍLABAS
Na hora de comprar, verifique a data de empacotamento e de validade para os feijões que vêm ensacados ou certifique a textura dos grãos através de uma leve mordida, se estiverem sendo vendidos a granel. Se partirem facilmente, são novos. Se estiverem duros demais, são velhos e podem demorar muito para cozinhar.
Antes mesmo de cozinhar o feijão, é preciso separá-lo e deixá-lo de molho. O procedimento conhecido como remolho ajuda a eliminar toxinas que podem provocar gases e/ou causar indigestão em algumas pessoas. O hábito é necessário, principalmente, com os grãos mais comuns, como o carioca e o preto.
Preste atenção ao cheiro, cor e textura do feijão Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza.
Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento.
Dicas para uma boa compra, guarda e preparo.
Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento. O nome técnico do processo é remolho. O motivo citado pelos mais antigos era acelerar o cozimento. Alguns já notavam também o efeito na redução de gases intestinais e estomacais.
Entretanto, eliminar o feijão da dieta pode não ser uma boa solução, porque ele também é fonte importante de proteínas, fibras e outros nutrientes. Em alguns casos, por fatores genéticos ou porque adotaram uma dieta saudável, com pouca gordura, rica em fibras e em carboidratos, algumas pessoas podem produzir mais gases.
Mas saiba que não há muito segredo: confira a seguir 4 dicas de como temperar o seu feijão e deixá-lo mais saboroso. Os temperos mais tradicionais são cebola e alho, mas você pode incrementar seu feijão de outras formas! O bacon pode ser utilizado para deixá-lo com um sabor mais especial.
Outra dica é acrescentar no cozimento erva-doce ou cominho. Se preferir você pode fazer uso na forma de chá. Eles auxiliam na digestão e atenuam o efeito indesejável dos gases. Uma outra possibilidade é evitar comer a casca do feijão, servindo-se apenas com o caldinho.
Para preparar o feijão na panela comum: 1) Para fazer o feijão na panela comum, coloque os grãos de feijão que ficaram de molho em uma panela com água quente (se for uma xícara de feijão, coloque 5 xícaras de água) e com tampa. 7) Deixe cozinhar por 45 minutos e veja se ele está macio. Se estiver, destampe a panela e deixe o caldo reduzir.
Como manter alimentação saudável durante a quarentena?
Como cozinhar legumes para não perder a cor?
O que fazer para não mofar a cuia de chimarrão?
O que falar em um grupo de WhatsApp?
Como faço para ter o Windows 10 grátis?
Como preservar a formatação do gráfico dinâmico?
Como manter a franja sempre bonita?
Quem está apresentado o Bom Dia SP?
Como fazer uma formatação condicional na tabela dinâmica?
Como perder a vergonha para pregar a palavra de Deus?
Como manter a fonte no PowerPoint?
É possível agrupar os dados da tabela dinâmica?
Como manter a calma diante de qualquer situação?
Como identificar uma oportunidade de venda?