Recebeu de Nero a ordem de suicidar-se, que executou cortando os pulsos na presença dos amigos, sendo seguido por sua esposa que também se suicidou. Seu corpo foi incinerado sem qualquer pompa. Sêneca morreu em Roma, Itália, no dia 12 de abril de 65.
Lúcio Aneu Sêneca é um dos filósofos mais importantes do estoicismo romano, também chamado de Nova Stoa. Para mais informações ler o texto Estoicismo deste portal. Em 65 d.C., o filósofo é condenado à morte e obrigado, pelo Imperador Nero, a causar sua própria morte.
Portanto, através dos textos estudados refletimos que enquanto exercício do bem viver, o estoicismo senequiano se ocupou com a reflexão sobre a morte porque ele compreendia que saber viver significava também morrer bem. Por isso, podemos concluir que esse talvez seja o fundamento da sua reflexão sobre a morte.
Sêneca entende que a morte é um dos deveres da existência, cabendo ao homem ideal, o sábio, ser formado no sentido de tomar consciência dessa condição e, por extensão, romper com o medo por ela despertado, o que se expressa em recorrer ao suicídio quando este se fizer necessário para preservar a dignidade da pessoa ...
O filósofo defende que uma vida feliz é moderada e sem excessos. Na atribuição de Sêneca, deve-se praticar a virtude em detrimento do vício para ser feliz. ... Primeiro, perdem a virtude e não terão o prazer, pois por ele são dominados; ou se atormentam pela sua falta, ou se sufocam em sua abundância.
Sêneca era contra a escravidão e contra as diferenciações sociais entre as pessoas. O que pode dar valor e nobreza a uma pessoa é somente a virtude e essa todos podem ter. Na sociedade o que define se alguém vai ser escravo ou um nobre é somente a sorte do nascimento. Em sua origem todos os homens eram iguais.
O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil. Além disso, elas também podem ter uma utilidade prática: completar o que falta na natureza.
O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. ... Para alcançar este fim, o sábio deve renunciar às suas paixões; a esta renúncia chamam os estoicos ataraxia ou apatia.
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
Livros sobre Estoicismo: Melhores obras sobre a filosofia Estoica
Como Maslow classifica a motivação?
Qual a norma que fala sobre altura?
É possível perder gordura em um só lugar?
Qual é o adoçante mais saudável?
Como surgiram as primeiras letras?
É recomendável desfragmentar SSD?
Como provar o vínculo de emprego?
Pode colocar cortina embaixo do ar condicionado?
Onde vejo minha Inscrição Estadual MEI?
O que é pior juros do cartão ou cheque especial?
Quais as principais competências de um profissional?
Qual o melhor suco para ganhar massa muscular?
Como calcular fator R empresa nova?
Qual o melhor plano de saúde 2021?
Como fazer tinta verde para parede?