Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.
Os conteúdos devem ser significativos, isto é, interessantes, expressivos, incluir elementos da vida dos alunos para serem assimilados de forma ativa e consciente. ... A visão que se tem do aluno, cultura e função social da educação expressam os valores que a escola difunde através dos conteúdos selecionados.
O conteúdo a ser apresentado é o requerido para a avaliação final e parcial, desta forma tenha sempre estes como orientação para o estudo nas aulas e desenvolvimento das atividades.
A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
● As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
O objetivo da escola continua sendo trabalhar os conteúdos tradicionais (Matemática, História, Química, Física, Biologia, Línguas, etc.) e transversalmente, perpassando estes conteúdos, os temas mais vinculados ao cotidiano, que são: ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo e saúde.
Os conteúdos da Educação Física abordado nesse período da Educação Infantil contribuem para a formação do cidadão e seu desenvolvimento, pois é neste mesmo período da infância, que as crianças vivem diversas experiências com possibilidades de criar, inventar, se descobrirem, conhecendo seus medos, limites e enfrentando os desafios.
Os conteúdos escolares podem assumir diferentes orientações, conforme as várias teorias da educação que foram construídas historicamente. A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem.
Disponibilize conteúdos extras para os alunos As redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar.
Como funciona a Quina de São João?
O que é a Sabesp o que ela faz?
Como saber a versão do PostgreSQL no Linux?
Como saber se você torceu o joelho?
Como aumentar o enxame de abelhas?
Como descobrir o número da unidade consumidora Enel?
Como é realizado a cistostomia?
Quais são os principais transtornos mentais na adolescência?
Qual empresa pode patrocinar na Lei Rouanet?
Como saber a quantidade da fração?
Como saber se estou inscrito no Cadastro Positivo?
Como saber o número da minha conta do Bradesco?
Como saber se o curso de Fisioterapia e pra mim?
O que é codominância de um exemplo?
Como descobrir se é Sobrejetora?