Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.
A organização sequencial se resume em ordenação, onde na sequência, se faz uma ordenação vertical, e no relacionamento, uma ordenação horizontal. O professor é quem seleciona, organiza e apresenta o conteúdo ao aluno, de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe.
Os conteúdos de forma geral devem ser trabalhados de acordo com as diversas realidades encontradas em cada escola, em cada sala de aula, pois a escola precisa formar cidadãos de consciência crítica, para o conhecimento humano e científico.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.
É neste momento que o professor deve levar o aluno a perceber alguma relação entre o conteúdo e a sua vida cotidiana, suas necessidades, seus interesses, quando o professor torna o objeto em questão, em objeto de conhecimento para o aluno.
As áreas e os componentes curriculares do Ensino Fundamental Linguagens; Matemática; Ciências da natureza; ... Ensino religioso.
Neste critério, a organização dos conteúdos é baseado na estrutura própri da matéria e a organização lógica é a função principal. ... Este critério consiste em basear-se noi nível de desenvolvimento intelectual do aluno e esta representa a disposição da matéria ou lição na ordem em que realiza a experiência do aluno.
Os conteúdos podem ser:
Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando a sua aplicação. O conteúdo de ensino é uma construção social, dinâmica e localizada.
A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.
Na escola tradicional, o conteúdo do ensino era objeto de programas minuciosos. O planejamento de ensino consistia em adequar todo o conteúdo ao tempo disponível para seu desenvolvimento. O conteúdo era, praticamente, um fim em si mesmo.
Os conteúdos, dentro do processo ensino-aprendizagem, têm sido objeto de estudos por parte de vários autores e, às vezes, até se encontram posições antagônicas sobre o seu papel nesse processo.
Em vez da simples pergunta, o melhor é colocar o aluno em contato com a prática. No caso de uma sequência sobre dinossauros, por exemplo, distribua livros, revistas e imagens sobre o tema aos alunos, proponha uma atividade e passe pelos grupos para observar como se saem.
Qual o antipsicótico com menos efeitos colaterais?
O que significa a tatuagem de folha?
Quanto tempo dipirona faz efeito em cachorro?
Como deixar o look mais elegante?
Tem que tomar banho antes de entrar na piscina?
Como ativar a abertura automática de Downloads no Google Chrome?
Qual a importância do estudo da bioética para os profissionais de saúde?
O que Galileu Galilei viu quando olhou para o sol?
Como recuperar perfil do Chrome?
O que é morte expiatória de Jesus Cristo?
Pode dar calmante de humano para cachorro?
O que fazer para melhorar o ácido láctico?
Quem elabora laudo pericial e parecer pericial?
Quantas Copinhas têm o Palmeiras?