Normalmente a secagem do feijão ocorre da seguinte forma: as sementes são colocadas sob uma lona, revolvidos de vez em quando, durante 2 ou 3 dias. O problema é que o ponto certo pode não ser atingido. Se o grão ficar demais sob o sol e calor, sua qualidade fisiológica é comprometida.
Secar as folhas de feijão é melhor sob um dossel, onde não há luz solar direta e vento, mas o ar não estagnar. Quando as tampas dos grãos se tornam quebradiças, elas são despejadas em caixas de papelão ou em sacos secos e densos para armazenamento posterior no inverno.
Verifique a parte externa do grão. Se forem vagens frescas, mas apresentarem uma pele enrugada ou alguma parte amolecida ou deteriorada, elas provavelmente estão velhas e estragadas. Os feijões secos também devem apresentar uma textura lisa, a não ser que tenham sido desidratados de uma forma que produza rugas.
Por não ter tampa, o silo deve ser construído numa área coberta, como um galpão. Ele deve ser feito de alvenaria armada (tijolos, argamassa e ferro). Na lateral fica um ventilador, que tem o motor acoplado diretamente no eixo (motor do tipo axial), utilizado para fazer a ventilação forçada dos grãos que vão secar.
O beneficiamento consiste num conjunto de operações às quais o feijão é submetido, desde a recepção na unidade até a embalagem e distribuição. ... Deve-se salientar que, no beneficiamento do feijão destinado ao consumo, o grão é escovado por uma máquina visando melhorar a sua aparência.
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Processamento. As agroindústrias do feijão, em sua maioria, realizam somente as operações de limpeza e empacotamento do produto. ... O feijão não gera subprodutos que possam vir a agregar valor na cadeia agroindustrial.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Feijão verde é uma delícia, muito saudável e com poucas calorias, é uma riqueza que temos aqui no Nordeste. Aproveitei que fui na feira no sábado e vou mostrar algumas dicas sobre o feijão verde, como cozinhar e também, como conservar.
Vire um saco de 170 g de feijão-verde dentro da panela. Devido ao congelamento, você não precisa catar, lavar e nem colocar o feijão de molho. Encha a panela com água o bastante para cobrir totalmente os grãos. Acenda o fogo em temperatura alta. Ferva o caldo e abaixe completamente o fogo.
Você pode também fazer alguma dessas receitas que já fiz aqui, só que agora usando feijão verde: Salada de feijão – Nessa receita usei o feijão fradinho, mas pode usar o feijão verde cozido em água e sal e escorrido. Farofa de feijão – Como na salada, aqui também dá para fazer com o feijão verde cozido e escorrido.
Coloque o dente de alho amassado, a cebola e o pimentão em uma frigideira e leve ao fogo brando para refogar por cerca de 10 minutos. De seguida, acrescente o tomate e desligue o fogo. Quando o feijão estiver pronto, escorra e deixe apenas um pouco de água.
Como perguntar o nome de um surdo?
Como perguntar se a pessoa está bem E-mail?
Como é que se fala em japonês?
Quais são os processos de inovação?
Como perdoar alguém que não muda?
Como falar com o Cliente pelo telefone?
Como emitir CRLV digital PE CNPJ?
Como saber se a pessoa está solteira?
Como colocar o som do notebook no Home Theater HDMI?
Como se faz uma pergunta em japonês?
Como calcular o lucro de um bolo?
Quem quer emagrecer pode tomar termogênico?
Como montar um negócio de cachorro quente?
Como perguntar se a garota está bem?
O que passar na madeira para evitar mofo?
Como perguntar seu nome em chinês?