No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.
Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal. Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.
❖ Local de Verificação do pulso:
Artérias: Temporal, Carotídeo, Apical, Braquial, Radial, Ulnar, Femoral, Poplítea, Tibial posterior, Dorsal do pé. Obs: em bebês não aferir pulso em artéria carótida (interrupção do fluxo).
É a verificação da quantidade dos batimentos cardíacos, por intermédio da onda produzida nas artérias (dilatação e contração das paredes destas) com a passagem de sangue. Para a verificação do pulso, pode-se utilizar a artéria, pediosa, poplítea, femoral, temporal, carótida ou, a mais utilizada, radial.
Os batimentos devem ser verificados durante um minuto ou por 30 segundos. Geralmente, adultos em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Para verificar a frequência respiratória, ponha a mão próxima às narinas do paciente para sentir se há entrada e saída de ar.
34 curiosidades que você vai gostar
“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.
Material: Bandeja, estetoscópio e esfigmomanômetro, recipiente com bolas de algodão embebidas em álcool 70%, papel e caneta.
São ondas de fluxo sanguíneo gerado pelos batimentos cardíacos e refletido nas artérias do corpo, podendo ser palpado em vários locais do corpo, os mais comuns são as veias carótida e braquial que se localizam na região do pescoço e do braço (pulso).
Localizado medialmente ao processo estilóide do rádio; Emprega-se a polpa dos dedos indicador e médio. Polegar se fixa ao dorso do punho. Antebraço apoiado e em supinação.
Quando o paciente for lactente, dê preferência ao pulso apical. A freqüência apical é verificada colocando-se o estetoscópio próximo ao mamilo esquerdo por um minuto.
No recém-nascido, a verificação é feita mediante a palpação do pulso braquial (na face interna do braço, entre o cotovelo e o ombro) ou femoral, uma vez que o mesmo possui um pescoço curto e, muitas vezes gordo, dificultando a palpação do pulso carotídeo.
Características do Pulso Arterial.Pulso da Artéria Braquial.Pulso da Artéria Poplítea (parte posterior da perna na altura do joelho)Pulso da Artéria Carótida Comum.
Portanto o pulso é a contração e expansão alternada de uma artéria. As artérias em que com frequência são verificados os pulsos: artéria radial, carótidas, facial, braquial, femorais, pediosas, temporal, poplítea e tibial posterior.
O pulso fraco é caracterizado pela dificuldade de palpação da onda de pulso arterial ou pela sua completa ausência.
Pulso cheio: normal; Pulso filiforme (fraco): anormal. As causas naturais, que não são motivos de preocupação e aumentam ou diminuem os batimentos do pulso são: digestão, exercícios físicos, banho frio e estado de excitação emocional. No desmaio, as pulsações diminuem.
Fatores que podem causar variação na frequência cardíaca
Outros fatores que estão completamente associados ao aumento dos batimentos cardíacos são genética, ansiedade, estresse, doenças cardíacas, excesso de álcool ou cafeína, drogas, tabagismo e hipoglicemia.
Como proceder?Lavar as mãos;Orientar o paciente quanto ao procedimento;Colocar o paciente em posição confortável, sentado ou deitado, porém sempre com o braço apoiado;Realizar o procedimento de acordo com a técnica descrita abaixo;Contar durante 1 minuto inteiro;Lavar as mãos;Anotar no prontuário.
Frequência cardíaca e respiratória
Para avaliar manualmente a frequência cardíaca, coloque os dedos indicador e médio na artéria radial, que está localizada na parte interna do pulso, próxima ao polegar. Também é possível verificar na artéria carótida, localizada na lateral do pescoço.
Método Oscilométrico
Faz-se uso de um aparelho digital para a aferição.
A bradipneia é o termo médico para uma taxa reduzida de respiração, taxa de respiração anormalmente lenta. O critério para isso é quando a taxa de respiração de uma pessoa é menor que 12 respirações por minuto.
Sinais vitaisTemperatura corporal.Pulso (ou frequência cardíaca)Pressão arterial.Frequência respiratória.Dor.Sofrimento - em especial na área da oncologia.
Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta. Em algumas situações, como durante exercícios físicos de alta intensidade, estes batimentos podem atingir até mesmo 180 bpm.
Confira a frequência cardíaca ideal por idade:
Crianças de até 2 anos: 120 a 140 bpm. De 8 até 17 anos: 80 a 100 bpm. Mulheres de 18 a 65 anos: 73 a 78 bpm. Homens de 18 a 65 anos: 70 a 76 bpm.
Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.
Como cuidar do boneco ecológico?
Como posso reformar meu Guarda-roupa?
Quais roupas usar no dia a dia?
Como umedecer esponja de maquiagem?
O que é o modelo de prototipação?
Como funciona o resgate do Ourocap?
Como saber o número do chip que está no celular?
Como descobrir o meu tipo sanguíneo?
Como é calculado o acerto trabalhista?
Como recuperar backup do WhatsApp no Google Drive?
Como faço para saber quantos litros tem meu freezer?
Como saber o E-mail do Facebook pelo celular?
Como saber onde e quando receber o auxílio doença?
Como faço para atualizar o Skype?
Como descobrir senha do Teams?
O que precisa para regularizar GNV?
Como voltar a usar o Internet Explorer 7?