Acredita-se que o vírus foi transmitido para seres humanos a partir de contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinho.
O Ébola não se transmite pelo ar, pela água ou através dos alimentos de um modo geral. Porém, em África, o Ébola pode ser transmitido através do manuseamento de carne de animais selvagens (que são caçados para alimento) e do contacto com morcegos infectados.
A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola.
Na verdade, o ebola infecta as células imunológicas e as usa para viajar para outras partes do corpo – incluindo o fígado, os rins, o baço e o cérebro. Cada vez que uma das células infectadas pelo ebola explode e seu conteúdo se espalha, o dano e a presença das partículas do vírus ativam moléculas chamadas citoquinas.
Como no caso da maioria das doenças causadas por vírus, não existe um tratamento especifico para o Ebola, por isso são aplicadas medidas paliativas como a ingestão de líquidos para prevenir a desidratação, o uso de anticoagulantes na fase inicial da infecção, mantimento dos níveis de oxigênio e pressão sanguínea e ...
42 curiosidades que você vai gostar
Não há remédio específico para tratar a infecção pelo vírus Ebola, sendo o tratamento realizado conforme os sintomas apresentados e com a pessoa em isolamento, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.
Em menos de seis anos, com a força das colaborações público-privadas globais, temos uma vacina contra o ebola aprovada que pode ajudar aos mais necessitados, com o objetivo final de prevenir surtos antes do seu início”, disse Johan Van Hoof, MD, diretor administrativo da Janssen Vaccines.
Em caso de morte, esta geralmente ocorre entre 6 a 16 dias após o início dos sintomas e na maior parte dos casos deve-se à diminuição da pressão arterial resultante da perda de sangue.
O ebola infecta humanos por meio do contato próximo com animais contaminados, como chimpanzés, morcegos frugívoros e antílopes da floresta. Em seguida, ele se espalha entre humanos por contato direto com sangue infectado, fluidos corporais ou de órgãos, ou indiretamente por meio do contato com ambientes contaminados.
Ao contrário da gripe, esse vírus não é transmitido pelo ar. Portanto, é menos contagioso do que muitas outras doenças virais. Mas esse vírus é assustador pela alta taxa de mortalidade: em torno de 50% e até 90% no caso de algumas epidemias, segundo a OMS.
Como prevenir o vírus Ebola?
Evite áreas de surto.
Lave as mãos com frequência.
Evite contato com pessoas infectadas.
Não manuseie corpos de pessoas infectadas.
A doença afeta os seres humanos e os primatas não-humanos, como macacos, gorilas e chimpanzés. IMPORTANTE: A origem do vírus é desconhecida, mas os morcegos frugívoros (Pteropodidae) são considerados os hospedeiros prováveis do vírus Ebola. Não há registro de casos de ebola no Brasil.
A emergência do vírus de Ebola em África
O vírus de Ebola, que é o segundo membro da família do filovirus, foi descoberto primeiramente em 1976 quando duas manifestações de febre hemorrágica ocorreram em dois lugar vizinhos.
O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem. Além do alto número de mortes, o vírus deixa sequelas como problemas de saúde mental, oftalmológicos, neurológicos e nas juntas.
As 3 principais epidemias que atingiram o Brasil
Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ...
Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. ...
Varíola (início do século 20)
O surto do vírus Ebola da África Ocidental (2013-2016) foi a epidemia que mais disseminou a doença pelo vírus Ebola (EVD) na história - causando grande perda de vidas e perturbações socioeconômicas na região, principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa.
A Peste Negra (também conhecida como Grande Peste, Peste ou Praga) foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351.
RIO - Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, anunciaram que estão desenvolvendo uma vacina contra três tipos de peste, inclusive a bubônica. A instituição informou que a Fase I de um ensaio clínico foi iniciada nesta terça-feira, com objetivo de verificar o potencial do imunizante.
Existe uma vacina contra a dengue aprovada no Brasil, a Dengvaxia, da Sanofi-Pasteur. Mas ela só está disponível na rede particular, e para quem já teve a doença.
Vacinas: febre amarela (17DD) A vacina contra a febre amarela (17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). É aplicada por via subcutânea na região deltóidea (braço).
A humanidade enfrenta um número não estimado de vírus novos e potencialmente fatais emergindo das florestas tropicais da África, de acordo com o professor Jean-Jacques Muyembe Tamfum, que ajudou a descobrir o vírus ebola em 1976 e tem estado na linha de frente da caça por novos patógenos desde então.
Os primeiros casos de morte registrados pelo vírus Ebola surgiram na África Central no ano de 1976, quando humanos foram contaminados através do contato com cadáveres de macacos.
Originária da Ásia, mais precisamente da Índia e de Bangladesh, a cólera se espalhou para outros continentes a partir de 1817. Chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro.
Epidemia de Ebola no Brasil seria pouco provável, afirma infectologista. Embora os surtos de Ebola observados na África acendam um alerta global, é pouco provável que a doença cause uma epidemia no Brasil. Isso porque países com sistemas de saúde mais eficazes podem agir de forma rápida para combater a doença.
Como prevenir a Catapora (Varicela)?
Vacinação.
Lavar as mãos após tocar nas lesões.
Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas. ...
Pacientes internados: isolamento de contato e respiratório até a fase de crosta.
O que fazer quando for mordido por um cachorro?
Para que serve a chapa de aço galvanizado?
Qual é o nome de arroz em espanhol?
Qual o IP do roteador Multilaser?
Quanto tempo demora cozer um ovo?
O que pode ser corrigido em uma Carta de correção?
Qual é o espaçamento do plantio do açaí?
O que tem mais vitamina C laranja ou limão?
Quanto tempo vive o ovulo depois de liberado do ovario?