A ética profissional é um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. Muitas profissões reúnem essas normas em seus próprios Códigos de Ética e com isso o profissional é orientado a seguir as diretrizes normatizadas conforme suas funções.
A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.
Atitudes como respeito às normas da empresa e aos horários do expediente, utilização de linguagem adequada nas comunicações interpessoais e por escrito, aparência adequada ao ambiente, seriedade no desenvolvimento e cumprimento das funções, proatividade, dentre outras, são atributos esperados do colaborador.
A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho. São “caminhos” de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha.
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
No ambiente de trabalho, o comportamento ético é traduzido por uma postura profissional adequada. Entende-se por postura o modo como nos apresentamos junto aos nossos colegas e da sociedade em geral. É a forma como podemos externalizar nosso profissionalismo por intermédio de atitudes, gestos e palavras.
Apesar de as lideranças terem um papel fundamental em incentivar a ética no trabalho, cabe a cada profissional estabelecer um conduta ética a partir de suas crenças e objetivos. Confira algumas sugestões dos especialistas para ter ética no trabalho.
Sócio da S2 Consultoria especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio, Renato Santos afirma que a ética no trabalho é importante não só por uma questão moral, mas também por motivos econômicos e de desenvolvimento social.
A ética profissional é imprescindível para a conquista do sucesso no mercado de trabalho. Em se tratando de ética no trabalho, o filósofo Mario Sérgio Cortella afirma que – “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”.
Exercer as atribuições com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica são alguns dos princípios abordados pela norma. Apesar desses códigos proporcionarem uma orientação para o modo de agir, não é possível dizer que existe uma ética padrão, especialmente nas relações de trabalho.
O que fazer quando tem comida presa na garganta?
Como verificar DARF em aberto?
O que fazer para melhorar a distimia?
Como fazer para achar um arquivo oculto?
Como medir a amperagem de saída de um transformador?
Qual a melhor forma de alterar a ordem entre os slides?
Como criar um painel de festa?
Como organizar os meus objetivos?
Como salvar sites favoritos no Safari no Mac?
Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel do Itaú?
Como organizar as prateleiras de um almoxarifado?
Como organizar chá de fralda virtual?
Como organizar melhor as pastas do PC?
Como organizar livros infantis na biblioteca?
Como a anatomia do corpo humano pode ser estudada?
Como organizar suas músicas no iPhone?
Como organizar o almoxarifado de uma escola?