Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Qual a diferença entre "HÁ TEMPO" e "A TEMPO"? HÁ TEMPO = O verbo haver em há tempo indica tempo decorrido e pode ser substituído por faz: Estamos morando em Aracaju há tempo.
Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Trata-se de uma redundância, pois, se ocorreu “HÁ MUITO TEMPO”, só pode ter sido “MUITO TEMPO ATRÁS”. Aprendemos, faz tempo, que devemos usar a forma “HÁ”, do verbo “HAVER”, quando nos referimos a um tempo já transcorrido: “Não nos vemos HÁ dois dias”; “HÁ dez anos que ele partiu”.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
As duas formas existem na língua portuguesa. O termo enquanto é usado para transmitir a ideia de tempo ou condição. Já a expressão em quanto é usada para averiguar, especialmente, a quantidade ou o preço de algo.
Embora seja comumente utilizada pelos falantes da língua portuguesa, a expressão há vinte anos atrás é considerada como um pleonasmo vicioso. A expressão correta é há vinte anos.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação. Portanto, opte por dizer/escrever: há pouco tempo ou dois anos atrás. Nunca juntos (há dois anos atrás), pelos motivos já expostos.
Na fala, não há a menor diferença entre "há tempo" e "a tempo". Se lêssemos a frase para alguém, ele, obviamente, não notaria diferença alguma. Comentário do tipo "O correto é A TEMPO e não HÁ TEMPO" é muito mais que ficção. Veja também. Sobre gralhas, leitura, escrita e enxertos.
A forma correta de escrita é há muito tempo de acordo com a Gramática Portuguesa. Deriva da utilização do verbo haver no sentido de ter decorrido um determinado tempo pelo que é escrito com “há”. Fiquei assim desde há muito tempo. Há muito tempo que não te via. Há 30 minutos que não fumo. Há dois anos que não os vejo.
● Chegou a [com] tempo de assistir ao jogo. ● Saiu a [com] tempo de não participar da briga. ● Os policiais chegaram a [com] tempo de prender os ladrões. Na fala, evidentemente, não há a menor diferença entre há tempo e a tempo. ®Sérgio.
Quando surgiu a primeira moeda no Brasil e qual seu nome?
Como faço para formatar o A21S?
Como é calculado o índice Dow Jones?
Como formatar o PC w10 com pendrive 2021?
Como formatar o PC com uma ISO?
Quais são os substantivos abstratos?
Onde está o meteoro que matou os dinossauros?
Quais são as necessidades de letramento digital dos docentes?
Qual o tamanho do pendrive para formatar o PC?
Como deve o réu alegar a ilegitimidade?
Como Formatar pendrive de RAW para NTFS ou FAT32?
Como formatar disco rígido com Windows 10?
Como o metrô medida evoluiu depois de sua primeira definição?
Como Formatar o PC pela BIOS w10 com pendrive?
O que são rochas metamórficas como são formadas?
Como o mercúrio pode intoxicar os animais resumo?