É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.
O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.
Este termo costuma ser utilizado como sinônimo de cidadão, ou seja, um ser humano inserido num ambiente social.
Na verdade, os seres humanos são considerados seres sociais porque possuem a necessidade de se relacionar com outros indivíduos. Na sociedade, esta relação acontece nos grupos (famílias, comunidades) e entidades sociais (igrejas, empresas).
A teoria da identidade social tem sua origem na psicologia social e busca compreender quais aspectos psicológicos unem um grupo e o que faz com que ele seja reconhecido enquanto tal por outros.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Bom! Vimos que nós fazemos parte de diversos grupos sociais e que é por meio desses grupos que o nosso processo de socialização ocorre. Temos, então, como agentes socializadores, de acordo com Savoia (1989), três grupos: a família, a escola (agentes básicos) e os meios de comunicação em massa.
Uma das contribuições mais originais da teoria dos sistemas para a sociologia contemporânea é a ideia de que os indivíduos não são parte da sociedade, mas do ambiente. Se o indivíduo é entendido como corpo e consciência, não se pode conceber a sociedade como um conjunto de bilhões de corpos e consciências.
A sociedade é entendida como um processo dialético de exteriorização, objetivação e interiorização. Os autores explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade.
Intentam, Berger e Lukmann, a demonstrar a reprodução e produção da sociedade como realidade tanto objetiva quanto subjetiva, e demonstram, consistentemente, como objetividade e subjetividade interagem.
A socialização primária é a fase mais importante do desenvolvimento social, pois define para a criança qual o seu papel na sociedade, um importante fundamento que formará sua identidade .
O processo de socialização começa com a interiorização do mundo exterior, ou seja, quando a criança passa a captar o comportamento de outras pessoas e estabelece sentido para o mundo em que vive.
Quanto custa um passeio de lancha de 32 pés?
Como usar botão lateral do mouse?
Como usar o óleo Trifasico de Natura?
Como colocar um adesivo no Stories?
Como funciona os pontos do C6 Bank?
Como baixar plugins para o FL Studio?
Onde colocar as pedras dos 7 chakras?
Como Imprimir em PDF no macbook?
Como estudar os intervalos musicais?
Como usar cookies no seu site?
Para que serve fragmentos de memória no Free Fire?
Para que são utilizados os advérbios de frequência?
Como instalar um transmissor de FM?
Por que e como usar os indicadores de desempenho na gestão educacional?
Como colocar as medidas no molde?
Como imprimir do pendrive na impressora Ricoh?