Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).
Utilizamos os parênteses nos seguintes casos: a) para fazer um comentário ou explicação a respeito do que se escreve: O Pedro (aquele que conhecemos no cinema) fará aniversário hoje! O presidente da república (que na época era Fernando Henrique Cardoso) aprovou o decreto.
Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.
Adaptado.) Parênteses dentro de outros parênteses não são permitidos, por isso o uso dos colchetes. Se um dado não estiver na obra citada, mas o autor do novo texto quer colocá-lo na referência bibliográfica.
Os parênteses ou parêntesis, por isolarem as ideias acessórias, contribuem para uma melhor organização das informações contidas nos textos.
Quando se deve começar a tomar ácido fólico?
O que escrever em fotos de vendas?
O que é mais barato muro ou grade?
Quanto tempo depois de uma cirurgia pode dar trombose?
Porque as folhas das plantas ficam enrugadas?
Qual o salário de um vendedor da Magazine Luiza?
Qual o nome da planta que os gatos comem?
O que colocar no resumo profissional se nunca trabalhei?
Quais alimentos ajudam na retenção de líquido?
Qual é o termo correto linguagem de sinais ou língua de sinais?
Quais religiões comemoram Corpus Christi?