Antes da unificação do Egito, existiam duas regiões: o Baixo e o Alto Egito. Essas regiões eram formadas por nomos, que nada mais eram que divisões de governo. Cada nomo possuía sua divindade principal e cultuava milhares de deuses, tinha seus líderes, seus templos, seus sacerdotes e era muito organizado.
Os nomos eram pequenas parcelas do território egípcio administradas por um nomarca. Tempos mais tarde, esses vários nomos estavam centralizados sob o poderio de um imperador. No ano de 3200 a.C., Menés, o governante do Alto Egito, promoveu a subordinação de 42 nomos, dando início ao Império Egípcio.
Das simples aldeias, começaram a aparecer as primeiras cidades do Vale do rio Nilo. Com isso, a organização política dos egípcios se tornou mais complexa e, por isso, deu origem a dois Estados distintos: o Alto Egito, localizado na região sul, e o Baixo Egito, na posição norte, que abrangia o delta do Rio Nilo.
Baixo Egito é a região mais ao norte do Egito. Refere-se ao fértil Delta do Nilo, que se estende desde a área entre El-Aiyat e Dachur, sul da moderna Cairo, ao Mar Mediterrâneo. Hoje existem duas vias principais que o Nilo tem pelo Delta do rio: uma no oeste, em Raxide e uma no leste em Damieta.
Os conflitos entre Alto Egito e Baixo Egito se intensificaram na disputa pelas melhores terras do Nilo. Então, o rei do Alto Egito, Narmer, organizou seu exército para um ataque poderoso ao Baixo Egito, por volta de 3.200 antes de Cristo.
Os comprimentos dos nomos do Alto Egito ao longo do Nilo estão registrados em um quiosque de Sesóstris I (19 a.C.) em Karnak, mas, com certeza, tais medidas variaram ao longo dos tempos. Na lista também estão indicados os nomes das divindades que correspondem a cada um deles.
O sistema de gestão dos nomos teve sua origem no Período Dinástico Primitivo (c. 29 a.C.). Cada uma das regiões possuia seu próprio nome e emblema, sendo que os mais antigos figuravam sobre um estandarte, o que já não ocorria com os mais recentes.
Por volta de 3.200 a.C. o reino do Norte dominou o reino do Sul, unificando assim, o Egito. O responsável por essa união foi Menés, que passou, então, a ser chamado de faraó, cujo significado é “casa grande”, “rei das duas terras”. O poder dos reis passava de pai para filho, isto é, era hereditário.
Nomo (em grego clássico: νομός; transl.: nomós) ou sepate (em egípcio: sepat) era o termo que designava, genericamente, as 42 províncias do Antigo Egito.
Como desativar notificação de USB?
Como remover a conta do Google do celular pelo PC?
Como tirar modo satélite do Google Earth?
Como desabilitar a navegação do Google Chrome?
Como aliviar a mágoa de uma pessoa?
O que é necessário para um projeto?
Como identificar o número da Vara no processo trabalhista?
Como fazer a limpeza de disco no meu computador?
Como identificar uma aranha-lobo?
Como ver sinusite na tomografia?
Como higienizar o coletor no fogão?
Qual é o pigmento produzido pela colônia da bactéria Pseudomonas aeruginosa?
Quanto custa para tirar a segunda via da identidade?
Quais são os principais artistas do futurismo?
Como saber se o disjuntor e curva B ou C?