Se você quer ter acesso a uma informação que deve ser pública e, por algum motivo você não a encontra, você pode acessar o site da Lei de Acesso à Informação e fazer um pedido ao governo da sua disponibilização. O governo tem 20 dias para responder seu pedido.
O direito de acesso à informação pública também deve ser assegurado mediante: Criação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) nos órgãos e entidades do pod- er público. Realização de audiências públicas ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.
O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. ... Esta norma é um marco que consolida a garantia e segurança jurídica que cada cidadão terá em exercer este direito, tanto por pessoas físicas e jurídicas.
O direito à informação integra de forma expressa o rol de direitos fundamentais enumerados no artigo 5º da Constituição Federal: “XXXIII – todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de ...
A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
O Inciso XIV do artigo 5º da Constituição de 1988 estipula que, no Brasil, é assegurado o direito de informar, de se informar e de ser informado, permitindo o livre acesso à informação e a dados públicos e privados que são de relevância popular.
A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Portanto, a informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restrito apenas em casos específicos e por período de tempo determinado. A Lei de Acesso à Informação no Brasil prevê as informações classificadas por autoridades como sigilosas e os dados pessoais como exceções à regra de acesso .
As informações pessoais não são públicas e terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção. Elas sempre podem ser acessadas pelos próprios indivíduos, mediante comprovação de identidade, e, por terceiros, apenas em casos excepcionais previstos na Lei.
Nesse contexto, a democratização do acesso à informação torna-se essencial para a formação dos indivíduos e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A priori, vale destacar que a Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu quinto artigo, assegura a todos os cidadãos o livre acesso à informação.
Esse fato corrobora o fato de que há acesso às tecnologias da informação e à inclusão social, mesmo não sendo uma posição desejável para países de potencial econômico como o Brasil.
Como saber se meu notebook tem algum problema?
Quais os números que são Divisiveis por 8?
Como saber se a mercadoria foi enviada por Sedex?
O que acontece quando o motor trava?
Como saber se o ovo de codorna está fecundado?
Como verificar se uma string e número Python?
Qual país tem o melhor saneamento básico?
Como saber se o neutro e aterrado?
Como funciona Call of Cthulhu?
O que o sistema Yaw na geração eólica?
O que é um sistema circulatório aberto e fechado?
Como funcionam os cursos da UFABC?
O que é e como funciona o RFID?
Como identificar uma figura de linguagem?
Quem toma remédio de pressão pode tomar vacina do Covid?