A brucelose humana é muito polimorfa. No entanto, os principais sintomas são mal estar, fraqueza, febre ondulante, sudorese noturna, cefaléia, dor nas articulações, gripes, tosse e diarréia, não causando aborto nas mulheres, já que estas não produzem eritritol (TOLEDO, 2005).
Como identificar a doença?queda na produção de leite;redução da fertilidade;nascimento de bezerros enfraquecidos;retenção da placenta;corrimento vaginal;metrites;inflamação das articulações.aborto a partir do sexto mês de gestação.
Fraqueza; Cansaço; Perda de peso; Dores (de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas)
Sintomas da brucelose bovinaqueda na produção de leite;repetições de cio;corrimento vaginal;nascimentos prematuros;abortamentos no terço final da gestação;bezerros recém-nascidos com muita fraqueza;morte de bezerros no nascimento;retenção placentária;
Maneiras de Transmissão da Brucelose
O principal meio de introdução da brucelose num rebanho sadio é pela aquisição de bovinos infectados. A transmissão do germe se dá principalmente pela via oral, devido a dois fatores: a) O hábito de um bovino sadio lamber a genitália de uma fêmea doente.
29 curiosidades que você vai gostar
A brucelose canina é uma doença bacteriana causada pela Brucella canis, um cocobacilo gram negativo aeróbico (K. ERWIN et al, 1992). Este agente causa uma bacteremia de extensa duração, desenvolvendo algumas alterações reprodutivas (MOORE et al., 1970).
Vacinar os animais
Por ser uma zoonose, sabe-se que uma das principais formas de prevenção é erradicar a doença nos animais. Em bovinos, a doença é bastante comum e, no caso deles, existe vacina para prevenção da brucelose.
A Brucelose bovina é uma doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus (conhecida como moléstia de Bang), ocasionando frequentemente aborto em vacas principalmente no terço final da gestação e orquite nos machos.
Duas são as vacinas existentes hoje no Brasil contra a brucelose bovina: B19 e RB51. A vacinação contra brucelose é obrigatória em todas as bezerras de 3 a 8 meses de idade. A vacina a ser utilizada nesta fase é a B19, composta por amostra viva liofilizada de Brucella abortus.