Introdução: Na introdução é feita a apresentação do tema que será abordado, com possível contextualização num universo mais amplo no qual o tema se encontra inserido. Neste momento, é feita também a definição do objetivo do texto.
O texto expositivo pode seguir o modelo tradicional de estruturação textual, construído pela lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora a estrutura seja importante, o fundamental é que o texto trabalhe com a exposição detalhada do assunto.
No tratamento de um texto informativo-expositivo merecem atenção os factos e os elementos referenciais, a sequência lógica ou cronológica, a explicação e a sua justificação documental. O texto informativo-expositivo deve ser estruturado nos três momentos essenciais de introdução, desenvolvimento e conclusão.
O texto expositivo é usado para expor e apresentar uma ideia ou um conceito. Utiliza-se de recursos como comparação, enumeração, definição, descrição e informação. Pode ser classificado em dois tipos: expositivo-argumentativo e expositivo-informativo.
Um texto expositivo normalmente tem cinco parágrafos, mas eles podem ser bem mais longos do que isso. Em um texto com cinco parágrafos, você deve ter três parágrafos para o desenvolvimento e, portanto, três evidências relacionadas à sua tese.
Características e estrutura dos textos injuntivos Os textos injuntivos apresentam, predominantemente, orações com o uso de formas verbais no imperativo, indicando ordem ou pedido, organizadas em uma ordem que favoreça a realização da ação solicitada.
Texto expositivo: os textos expositivos têm a função de expor ideias empregando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição. Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros.
A descrição é um outro elemento que pode ser muito presente no texto expositivo. Quando o autor possuir intenção de instruir e informar o leitor a respeito dos detalhes de determinada questão, é possível que ele descreva aspectos visuais ou funcionais do fenômeno analisado, no intuito de qualificar o texto e auxiliar a compreensão do leitor.
É importante saber quantos parágrafos incluir. Um texto expositivo normalmente tem cinco parágrafos, mas eles podem ser bem mais longos do que isso. Em um texto com cinco parágrafos, você deve ter três parágrafos para o desenvolvimento e, portanto, três evidências relacionadas à sua tese.
O texto expositivo deve ser abrangente, deve permitir que seja compreendido por diferentes tipos de pessoas.
Algumas marcas textuais do texto expositivo são: ✓Verbos com sentido expositivo e explicativo, como ser, ter, consistir, haver, pertencer…, no presente, pretrito perfeito e futuro do indicativo e na 3.ª pessoa; ✓Conjunções e locuções que indicam causa e consequncia;
Estou grávida de 6 meses e não tenho barriga?
É normal o rosto inchar depois do Microagulhamento?
Qual a diferença entre UTI 1 2 e 3?
Quais são as três fases do planejamento estratégico?
Quais são os tipos de bacia hidrográfica?
Quais os efeitos colaterais do termogênico?
Quanto tempo dura uma execução fiscal?
Como usar a conta Samsung Account?
O que é posse E o que é propriedade?
Como evitar que a ferrugem volte?
Como trabalhar a oralidade dos alunos?
Quem era o presidente em 1994?
O que são fontes de luz de exemplos?