Todas as cartas precisam começar com um vocativo, ou seja, um chamado ao destinatário. Inclua o nome do destinatário, caso saiba qual é, mas nunca chamando pelo primeiro nome diretamente. Se não conhecer a pessoa, você deve iniciar a carta com "Senhor ou Senhora" ou o pronome mais apropriado ao destinatário.
Local e Data: acima do corpo de texto, e geralmente na margem esquerda, indica-se a data e o local do envio da carta. Destinatário: informações do remetente (emissor) devem ser acrescidas abaixo da data e local, por exemplo, nome, departamento ao qual pertence e o endereço.
a) Cabeçalho: na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula).
As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo. Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Assim que a esquadra de Cabral aportou, Pero Vaz de Caminha enviou uma correspondência ao rei, comunicando o descobrimento das novas terras. ...
a) Cabeçalho: na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula).
Veja os elementos básicos a seguir. Local e data: Toda a carta foi escrita em uma determinada cidade e em uma data. É importante destacar esses elementos pois, caso a carta fosse enviada, seria um meio do destinatário saber de onde e quando aquilo foi escrito.
A carta aberta é utilizada principalmente para criticar, solicitar ou sugerir algo de caráter social, desse modo, é comum que a introdução também apresente as primeiras informações a respeito do problema detectado, de modo que, ao final da leitura dessa parte, o leitor consiga identificar as informações principais do texto.
O começo da carta, seja ela escrita à mão ou digitada, é a saudação inicial. É nessa parte que você cita o nome da pessoa para quem está escrevendo, como “Querida Emília” ou “Olá, Sabrina”. De acordo com a sua relação de proximidade com o destinatário, escolha a expressão mais adequada.
Deve vir centralizado no topo do texto. A introdução é o início da sua carta, é o momento das apresentações sobre as ideias e temáticas que serão discutidas, do remetente da carta e, diversas vezes, até mesmo do destinatário. A função principal da introdução é situar o leitor a respeito do que será abordado.
Falar sobre o tempo é outra forma bastante comum de iniciar uma carta. Pense nesse parágrafo como uma forma de puxar assunto antes de partir para o tema principal. “Espero que o inverno aí esteja agradável. Aqui continua chovendo bastante e às vezes faz calor durante o dia, mas a temperatura à noite está deliciosa”.
Como fazer para ter 3 contas no Instagram?
Como usar dois sistema operacional ao mesmo tempo?
Como desenvolver agilidade no teclado?
Como calcular o preço de venda de um produto salgado?
Qual a melhor cor de corretivo para olheiras escuras?
Como alterar a fonte do celular?
Como fazer para ter ânimo para acordar cedo?
Como ocorre a distribuição do medicamento no organismo?
Qual o telefone para tirar dúvidas do Imposto de Renda?
Como ocorre a contração do músculo liso?
Como ocultar curtidas no Instagram 2020?
Como tirar cutícula da unha sozinha?
Como ocorre a absorção da radiação?
Como ocorre o relaxamento do músculo estriado esquelético?
Quantas pessoas podem acessar o Meet?
Como tirar dúvidas com o Procon?