O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”. (Vatican News). Para o melhor intendimento, Pe. João Firmino, chefe de gabinete e setor de comunicação da Arquidiocese de Brasília, explica como será a imposição das cinzas.
Normalmente na Quarta-feira de cinzas acontece uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
A imposição de cinzas Simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.
Na tradição religiosa dos católicos, somente os padres podem fazer a imposição de cinzas nos fiéis. Durante a celebração, os padres fazem uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas misturadas com água benta.
O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na frente de cada fiel, traçando o Sinal da Cruz. Em seguida, vêm as frases: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então "Arrepende-te e crede no Evangelho". A partir de então, inicia-se o período de resguardo.
Significado da Quarta-feira de Cinzas Os cristãos reservam a data para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (principalmente, deixando de comer carne vermelha e, em vez dela, consumindo peixe), pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus.
As cinzas simbolizam uma passagem bíblica que afirma que "Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará" (Gênesis 3:19).
As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. ... No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
As cinzas utilizadas na celebração são feitas a partir dos ramos abençoados e queimados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas são misturadas com água benta pela autoridade eclesiástica que celebra a missa e depois são utilizadas para ungir os fiéis na testa.
Como se brinca A brincadeira arranca mandioca?
O que fazer quando ele é muito ocupado?
Como trabalhar borboleta com educação infantil?
O que é expansibilidade torácica?
Qual é a relação entre poder e saber?
Quais são os recursos naturais?
Como pode ser classificado o drible?
O que foi a civilização cretense e sua importância para a formação da civilização grega?
Como se chama o movimento corporal?
O que fazer para enfrentar uma segunda gravidez?
O que é a enunciação para Benveniste?
Como funciona a boa prática de manipulação de produtos estéreis?
Qual a melhor cor de tinta para quarto?
Como é feita a limpeza de piscina de motel?
Como se tornar uma pessoa organizada no trabalho?