Na Idade Média, mesmo antes de Tomás de Aquino introduzir o aristotelismo na Igreja Católica, já predominava a ideia de que a Terra tinha uma forma esférica. Essa concepção inspirou as grandes navegações do século XV.
O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo de Terra plana.
Posteriormente, durante a Idade Média, a superfície da Terra voltou a ser considerada como plana, prevalecendo esta ideia até o ressurgimento da obra de Ptolomeu e a subsequente era dos descobrimentos no século XV, quando a representação da superfície da Terra reverteu à forma esférica (BAKKER, 1965, grifo nosso).
A Terra foi descrita como plana por poetas gregos como Homero (1874) e Hesíodo. Muitos filósofos gregos, principalmente num período anterior a Sócrates, também descreviam a Terra como sendo plana, além de outras culturas. Houve teorias de que a Terra era um disco flutuando no oceano.
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera. ... Podemos visualizar, aproximadamente, essa superfície por meio do prolongamento do nível médio dos mares por dentro dos continentes.
Por causa da Lei da Inércia. Como o planeta Terra gira a uma velocidade constante de 1.675 km/h, todos nós estamos girando com ele, há milhões de anos, na mesma velocidade angular e na mesma direção. ... Seria o mesmo se a Terra parasse: sairíamos todos voando, pois continuaríamos em movimento.
Até o século 17, a Terra era considerada uma esfera regular. Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular.
Portanto, na Idade Média, feudos eram todos os bens e tributos trocados entre nobres – incluindo aí as propriedades, que eram mais conhecidas como senhorios.
A Idade Média durou de 4, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período. O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 4, foi uma invenção dos renascentistas. Uma das primeiras menções a essa época como “tempo médio”, segundo o historiador Hilário Franco Júnior, ...
A Idade Média durou de 4, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período. O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 476 e ...
Durante a Alta Idade Média, a Europa passava pelas transformações derivadas da desagregação do Império Romano e o feudalismo estava em formação. A Baixa Idade Média foi o período auge do feudalismo e no qual a Europa começou a sofrer transformações oriundas do renascimento urbano e comercial. Por que o nome “Idade Média”?
A ideia de Terra plana foi relativamente presente na Grécia antiga e persistiu até o período clássico (Idade do Bronze, Idade do Ferro do Oriente Médio e período helenístico). Também foi comum na Índia (primeiros séculos d.c) e na China até pouco tempo, no século 17. Há descrições da mesma ideia em culturas indígenas americanas com…
Como identificar uma empresa greenwashing?
Como deve ser a sala de aula do ensino fundamental?
Como identificar um ativo intangível?
O que servir em um chá de bebê barato?
Como encontrar o complemento nominal numa frase?
Qual é o papel do enfermeiro quanto ao aleitamento e alimentação complementar?
Como identificar o tópico frasal?
Como organizar uma pasta de música?
São pequenas propriedades rurais?