Originou-se no começo do século XVIII, da fazenda Santana dos Olhos D'água, de propriedade do português Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, que construíram uma capela, sob as invocações de São Domingos e Santana, em torno do qual surgiu a povoação.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Feira de Santana foi fundada oficialmente em 1832. Na época, a população era formada, em sua maioria, por feirantes, que tiravam o sustento das terras que compõe a cidade.
Pela Resolução Provincial n.º 794, de 13-07-1859, é criado o distrito de Humildes e anexado ao município de Feira de Santana. Elevado à condição de cidade com a denominação comercial da Feira de Santana, pela Lei Provincial n.º 1.320, de 16-06-1873.
A cidade originou-se de uma fazenda da paróquia de São José das Itapororocas. A Fazenda recebia o nome de Santana dos Olhos D'Água e ali passava a estrada das boiadas, onde passava-se com o gado que deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro.
Também conhecida como Princesa do Sertão, o apelido teve origem quando o advogado Ruy Barbosa esteve na cidade em 1919 em campanha para a presidência da República. O Município surgiu na Fazenda Santa'Ana dos Olhos D' Água, onde existe uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana.
Com o cenário difícil, Feira de Santana, a nossa Princesa do Sertão, se reinventou para comemorar o seu aniversário de 187 anos de emancipação.
Feira de Santana, "a Princesa do Sertão", como foi apelidada por Ruy Barbosa, em 1919, traz, então, desde suas raízes, características que ainda hoje fazem parte de seu cotidiano: a religiosidade de seu povo, a situação de entroncamento de estradas, e as intensas atividades econômicas.
O distrito do centro de Feira de Santana está localizado imediatamente a leste da confluência dos planaltos acidentados com o Rio Jacuípe e as planícies que se limitam com a zona da mata a leste, a cerca de 45 km de distancia do Oceano Atlântico. O meridiano 39° oeste de Greenwich passa através da região central da cidade.
Feira de Santana apresenta um grande crescimento em seus índices sociais, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pelas Nações Unidas é de 0,712 (alto), possuindo uma qualidade de vida superior a 72,24% dos municípios brasileiros.
A indústria de Feira de Santana é bastante diversificada e se destaca na produção de diversos produtos como: alimentícios, material de transporte, materiais elétricos, mecânica, química, utensílios domésticos, vestuário, têxtil, móveis, máquinas e equipamentos, autopeças, bebidas, papel e papelão, e até aeronáutico. [106] [107]
Quanto custa um pinheiro nos EUA?
Como ver cadastro do Auxílio Emergencial?
Como saber quantos quilos de bolo comprar?
Quais as marcas das melhores panelas?
Qual a ordem dos tubos renais?
O que comer após um longo período de jejum?
Qual o objetivo de trabalhar ilustração na educação infantil?
Quais equipamentos auxiliam a logística no processo de carga e descarga?
Quais são os fundamentos filosóficos da educação?
Quando o financiamento e liberado?
O que são lesões reversíveis e irreversíveis?