As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Quando olhamos as nuvens, não percebemos as gotas de água ou o gelo. Mais estas gotículas e o gelo se acumulam na nuvem, tornando-a mais pesada. Ao pesar, as nuvens se aproximam da superfície da Terra, fica mais quente, o gelo começa a derreter, transformando estas gotículas em água de chuva.
Uma nuvem é uma massa de água suspensa na atmosfera, que se forma quando o vapor de água (que é invisível) se condensa no ar, formando gotículas de água líquida ou cristais de gelo. ... A água permanece no estado gasoso, temporariamente estável.
Podem desenvolver-se em toda a espessura da troposfera e quando isso acontece terão, certamente, cristais de gelo na parte superior. Isto dá à nuvem um aspecto macio, fibroso, que se vê freqüentemente com a forma nítida de bigorna, devido à dispersão dos cristais de gelo pelo vento em altitude.
Dentro delas, o ar sobe por convecção. Ao fazê-lo, ele geralmente esfria até ficar na mesma temperatura da atmosfera ao redor. Neste nível, o ar não flutua mais e não pode mais subir, espalhando para os lados e formando a forma de bigorna característica das nuvens cumulonimbus.
15 curiosidades que você vai gostar
Dentro da nuvem, estas partículas tendem a ser levadas para cima por fortes correntes de ar ascendentes com velocidades que variam desde alguns poucos quilômetros por hora até 100 km/h.
Localizadas a 7 mil metros do chão, as nuvens médias voam a 80 km/h e contêm mais água do que cristais de gelo. As nuvens do tipo Cumulus atingem de 25 a 40 km/h e ficam abaixo de 2 mil metros de altitude. Elas são feitas só de vapor de água e têm aparência macia, semelhante à de um algodão-doce.
A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam. Conforme avança-se verticalmente na troposfera, a temperatura e a pressão do ar caem.
Quando o ar esfria, e o vapor d água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d água, misturado ao ar, pode atingir altitudes onde a temperatura é tão baixa, que ele se transforma em cristais de gelo. A partir desse processo, ocorre a formação de nuvens.
As nuvens terrestres podem ser encontradas em quase toda a homosfera, que inclui a troposfera, a estratosfera e a mesosfera.
Esse fenômeno acontece quando a condensação de água chega a níveis críticos e as nuvens ficam carregadas ao ponto da água precipitar. ... Neste caso, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido de forma muito rápida.
A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação. A água evaporada na atmosfera, por exemplo, se condensa e se transforma em pequenas gotas, formando as nuvens.
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.
A formação da chuva depende de fatores como a umidade do ar e o calor. Assim, existem lugares em que a chuva é mais frequente do que em outros.
Nuvens de convecção:
Ocorrem quando o ar húmido, se desloca sobre uma zona da superfície do globo onde a temperatura é mais alta. O ar rente ao solo aquece, tornando-se menos denso e sobe, formando a nuvem.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
As nuvens podem ser classificadas de acordo com sua aparência (gênero), variedade e altitude. De acordo com a aparência existem nuvens fibrosas, altas, brancas e finas denominadas cirrus; nuvens formadas por grandes camadas denominadas stratus e nuvens formadas por placas individuais denominada cumulus.
Variações de umidade, circulação e temperatura do ar na troposfera – camada atmosférica que vai até 17 quilômetros de altura – determinam o formato e o tamanho das nuvens. As gigantescas estruturas que flutuam no céu se formam quando o ar quente sobe do solo carregando umidade em forma de vapor d água.
E) A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial. Alternativa C. É na troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos, como a movimentação do ar (vento) e chuvas.
É na troposfera – camada mais próxima à superfície terrestre – que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
Segundo os cálculos, a nuvem tem 1 EXABYTE de tamanho. Isso equivale a 1.024 petabytes, 1.048.576 terabytes, 1,073,741,824 gigabytes e mais de um trilhão de megabytes.
Um temporal forte, desses que caem durante o verão em São Paulo, chega a descarregar 92 litros de água por metro quadrado.
O valor encontrado foi cerca de 240 milhões de quilos, o que corresponderia a 40 milhões de elefantes! Apesar dessas estimativas, as gotículas que compõem uma nuvem são extremamente leves, apresentam um espaço muito grande entre si e, caso caíssem, evaporariam antes de tocar o solo.
Como saber se o capacitor e eletrolítico?
Como saber qual é a minha estrutura óssea?
Como identificar a síndrome de Turner?
Como ir do Brasil a Porto Rico?
Como medir ombro a ombro feminino?
Como identificar um líder na empresa?
Como saber o resultado do Enade?
Como saber a sequência dos cabos de vela?
Quais são as formas de organização de um texto?