Para o tratamento, geralmente será prescrito um colírio para úlcera de córnea em cães, além do uso do colar elizabetano (ou colar cirúrgico) para evitar que o pet coce e machuque ainda mais a região. Siga sempre a prescrição médica para que o problema não evolua e possa deixar seu pet cego. .
A úlcera de córnea é muito comum em cães e gatos que têm o olho mais saltado e o focinho curto. É o caso das raças Shihtzu, Lhasa Apso, Boxer e os gatos Persa, por exemplo. A doença, também chamada de Ceratite Ulcerativa, é caracterizada por lesão na superfície ocular, de tamanho e profundidade variável.
Na úlcera de córnea, são patentes os seguintes sinais e sintomas:
Na maioria dos casos, as úlceras menos graves deverão apresentar melhoras em 2 a 3 semanas, mas o tratamento pode se manter por mais tempo para garantir que não se formam cicatrizes que possam dificultar a visão.
Tobrasyn® é um colírio veterinário à base de Tobramicina. Considerada geralmente a primeira escolha em infecções oculares, a Tobramicina é eficaz contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, incluindo Pseudomonas aeroginosa, reconhecida por ter uma elevada taxa de resistência a antimicrobianos4 .
O tratamento principal da úlcera é realizado com medicamentos que diminuem a acidez do estômago, diminuindo a secreção de ácido pelo organismo ou neutralizando o ácido do estômago (antiácidos), mas também são utilizados medicamentos para controle do vômito e antibióticos nos casos de infecção.
Tobrasyn® é um colírio veterinário à base de Tobramicina. Considerada geralmente a primeira escolha em infecções oculares, a Tobramicina é eficaz contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, incluindo Pseudomonas aeroginosa, reconhecida por ter uma elevada taxa de resistência a antimicrobianos4 .
Normalmente é relacionada à intolerâncias e problemas alimentares, ingestão de corpos estranhos e uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Por isso, devemos cuidar da alimentação e medicar os animais apenas sob orientação do médico veterinário.
Infelizmente a úlcera de córnea em cães ocorre com frequência, principalmente nas raças braquicefálicas, como o buldogue francês, o shih tzu e o pug. Identificar os sinais do problema precocimente pode evitar problemas maiores e afastar a necessidade de uma cirurgia.
Outras causas externas, como produtos químicos inadequados para animais (como alguns xampus), alterações nas pálpebras e cílios, ressecamento e infecções causadas por virus (como o da Cinomose nos cães e o Herpesvírus nos gatos) podem ajudar a construir o quadro da doença. Como identificar a úlcera de córnea?
Úlcera de córnea em cães e gatos: O que é e como tratar? Você provavelmente sabe o quanto é doloroso quando um cisco cai no seu olho. Imagine então se ele sofre uma lesão! Esse evento acontece com os cães, é chamado de úlcera de córnea e pode causar muito sofrimento se não for tratado adequadamente.
Além das causas relacionadas às lesões e traumatismos, presença de corpos estranhos e agentes cáusticos, a úlcera em cães costuma apresentar outras origens. Assim, pode ser em função de deficiências lacrimais, disfunções da pálpebra ou mesmo alterações anatômicas como a distiquíase e tumores palpebrais.
Qual a diferença entre o arroz normal e o japonês?
Como fazer uma maquiagem atraente?
O que significa a palavra Scooby-doo?
Qual o lado certo da fita metrica para medir o corpo?
Como chama o amor de filho pela mãe?
Como aliviar a dor de dente com alho?
Como consumir abóbora para emagrecer?
O que significa a palavra Libras?
Como se mede o valor de transparência da água em piscicultura e como é o nome do aparelho utilizado?
Pode usar amaciante em roupa de cama?
Como fazer água com alho para aumentar a imunidade?
Como usar o amarelo na decoração?
Como utilizar a água da máquina de lavar roupa?