A utilização incorreta do coalho ou a escolha de um coagulante inadequado podem causar o sabor amargo em queijos. Um dos maiores problemas, que afetam a qualidade os queijos, é o gosto amargo. Trata-se do acúmulo de peptídeos amargos no momento da decomposição da proteína quando o queijo está em maturação.
A utilização de uma dose incorreta de coalho ou a escolha de um coagulante inadequado também pode causar o sabor amargo em queijos. Se o coalho for adicionado em excesso, o efeito residual da enzima causará o acúmulo dos peptídeos amargos.
Dor na barriga, diarreia e vômitos são sintomas que podem acontecer quando se come um queijo estragado. Infecção ou intoxicação alimentar são doenças transmitidas por alimentos que geralmente acontecem quando o alimento está fora do prazo de validade ou quando sua conservação não foi feita de maneira adequada.
“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.
“Para cada 100 calorias, deve haver pelo menos dez gramas de proteína, e isso dirá se é o queijo uma boa fonte de proteína e, por sua vez, um queijo mais saudável”, explicou. Alguns queijos que ela recomendou com base nisso são queijo suíço light, queijo cheddar light e ricota.
27 curiosidades que você vai gostar
"Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.
A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.
Assim como o parmesão, queijos considerados duros e semiduros, como gruyère, grana padano, pecorino, suíço, queijo prato e muçarela (acreditem, este nome é escrito com "ç"), são considerados seguros para serem comidos após a parte mofada ser cortada.
Já os queijos macios são os que mais requerem atenção. A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
Sabe-se que o gosto azedo ou amargo, deve-se não somente à formação, mas, sobretudo, ao acúmulo de peptídeos específicos geralmente insolúveis ou apolares de peso molecular baixo, durante o processo de decomposição proteica que se caracteriza na maturação do queijo.
O bicarbonato de sódio é um composto químico que é classificado como um sal. Ele atua como um agente neutralizante, ajudando na redução da acidez. Então, ele reage com o ácido formado no processo de oxidação da gordura da manteiga.
Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos como o droquefort, o brie ou de camembert. Com o mofo de outros queijos, tome cuidado. O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é potencialmente e perigosamente tóxico.
Para se ter uma ideia: existem fortes indícios de que a aflatoxina, substância produzida por fungos em amendoins e outras oleaginosas, é altamente cancerígena. A recomendação unânime, portanto, é descartar a comida mofada para evitar possíveis reações alérgicas, diarreia e vômitos.
Só para lembrar, o Penicillium é um gênero de fungos, que se desenvolve em matéria orgânica, especialmente em solos e outros ambientes úmidos e escuros. Seu mofo não é considerado ruim para a saúde, pois além da penicilina, outras espécies de penicillium tem um valor econômico alto.
No caso dos queijos finos, como o citado Gorgonzola, o mofo é de propósito: os fungos (Penicillium roqueforti) são adicionados ao leite do queijo para que, ao se proliferarem pelo alimento, eles possam dar mais sabor ao produto. Esses fungos são selecionados e não fazem mal à saúde, então pode comer à vontade.
Queijos finos e mofados - Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint - Paulin.
Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar. Fique atento aos sinais, mas não se preocupe, em geral o proprio organismo e o suco gástrico elimina esses fungos que estavam presente nesse alimento.
Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.
2 – Os queijos mais macios e cremosos devem ser retirados da geladeira no momento do consumo. Já os queijos mais firmes e duros, se a porção for pequena, podem ficar até dois dias fora da geladeira.
1. Queijos suaves como Prato, Mussarela e Estepe, após abertos devem ser envolvidos em papel filme e consumidos em media em até cinco dias.
O nutricionista Vinícius Lacerda diz que os queijos devem ser consumidos com muita moderação devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol. Nesta lista estão o Parmesão, Prato, Provolone, Brie, Gorgonzola, dentre outros.
Dentre os queijos pesquisados pelo INMETRO, o minas frescal light com redução de 32% de gordura é o que tem menos gorduras saturadas, com apenas 2,05 g. Um pouco acima está o requeijão cremoso light, com 4,59 g. Em seguida, o cottage com 4,94 g e o requeijão tradicional light com 5,18 g.
Cottage. Valor calórico: 41 kcal. Gorduras totais: 2,1g. ... Ricota. Valor calórico: 52 kcal. ... Requeijão cremoso light. Valor calórico: 77 kcal. ... Minas Frescal. Valor calórico: 79 kcal. ... Muçarela. Valor calórico: 90 kcal. ... Muçarela de Búfala. Valor calórico: 95 kcal. ... Brie. Valor calórico: 100 kcal. ... Provolone. Valor calórico: 105 kcal.
De acordo com o Brasil Post, apenas retirar a parte que aparenta mofada, eliminando os esporos do fungo, não elimina suas raízes. Chamadas de hifas, elas não se enterrando profundamente no alimento e é lá que a micotoxinas são produzidas. E, acredite, você não vai querer comer micotoxinas.
A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
Como detetive Sherlock Holmes resolve seus casos extraordinários?
Como se preparar para o primeiro dia de aula?
Como preparar alimentos de forma mais saudável?
Como fazer um bom café Melitta?
Como saber que o cabelo esteja saudável?
Como fazer sushi Skin em casa?
Como preparar uma picanha na churrasqueira elétrica?
Para que serve banho de folha de aroeira?
O que é necessário para um churrasco?
O que um idoso deve comer no café da manhã?
O que acontece se tomar chá de trombeta?
Como fazer um chimarrão tapado?
Que dia tomar banho de abre caminho?
Como criar um canteiro de plantas no seu lar?