As monções são causadas por variações da temperatura no ar sobre a terra e o mar. Esses ventos sopram de áreas frias para áreas mais quentes. Durante o verão, em uma região de monções a terra e o ar acima se tornam muito quentes. O mar nas proximidades e o ar acima do mar estão mais frios.
As monções são um fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano. ... Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.
Monções: De julho a setembro. Intensidade: Na Índia as monções tem uma intensidade forte. Além do ar ficar pesado e fazer muito calor, a umidade é muito alta e as chuvas torrenciais podem provocar alagamentos. Melhor época para ir: De outubro a fevereiro você vai pegar temperaturas mais agradáveis.
As monções aliviam uma seca extrema dessa região, aonde altas temperaturas (cerca de 48°C Nos dias mais quentes) chegam a matar. Durante essa época, as enchentes são comuns em cidades indianas. O movimento de água é tão grande que chegou a influenciar – e muito – na movimentação da placa tectônica indiada.
O ar quando al- cança os altos níveis, diverge e descende sobre o oceano, em uma superfície relativamente fria, completando deste modo a circulação de monção.
Esse tipo de vento ocorre por meio da disparidade de temperatura referente ao aquecimento e resfriamento, entre a massa continental e o oceano índico, além da influência do relevo. ... No decorrer do inverno e verão ocorre uma troca na ordem das zonas de alta e baixa pressão.
As monções colocam em oposição dois extremos climáticos em uma mesma região ao longo do ano. Em muitos lugares, chuvas intensas no verão provocam alagamentos e prejuízos para a população, ao mesmo tempo em que o calor extremo chega a gerar, em alguns anos, até a perda de vidas.
São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra.
Durante o verão, a monção se desloca do oceano para o continente, levando um alto volume de chuva, que causa alagamentos, mas também permite a produção de arroz, a risicultura. “Durante o inverno, a condição será de seca extrema”, explica Costa, lembrando que o movimento da monção é do continente para o oceano.
As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade. A formação das correntes marítimas, de acordo com diversas pesquisas, é resultado, dentre outros fatores, da influência dos ventos.
A mudança de vento ocasionado pelo fenômeno das monções pode ser explicada pela variação da incidência direta dos raios solares, isso nas regiões de baixa latitude. Na zona equatorial os ventos migram durante os meses de verão para o norte através da costa sul da Ásia, trazendo com eles o ar quente e úmido do oceano.
Alguns aspectos das monções, como as mudanças repentinas entre o tempo seco e úmido, devem possuir outras explicações. Meteorologistas que buscam explicações mais completas para o fenômeno das monções estão examinando o papel das correntes de jato e outras movimentações de ar na atmosfera superior como forma de explicar esse fenômeno.
A palavra tem a sua origem na monção do oceano Índico e sudeste da Ásia, onde o fenómeno é particularmente intenso. A palavra também é usada como nome da estação climática na qual os ventos sopram de sudoeste na Índia e países próximos e que é caracterizada por chuva intensa.
Quais são os dispositivos de controle?
Para que serve o Asepxia Preto?
O que é mais lucrativo plantar?
Quanto de suor perdemos por dia?
Como funciona o dreno após cirurgia?
Como fazer uma cor no Illustrator?
Qual a relação da cultura com o corpo?
Quanto ganha um despachante de veículos autônomo?
Quais são as resinas naturais?
O que não comer na crise de gastrite?
Quais os alimentos que tiram o sono?
Qual o vilão mais inteligente?
O que é a manipulação de medicamentos?
Qual é a massa da Terra e da Lua?
Quem é diabético pode comer requeijão?